quinta-feira, 24 de maio de 2018

Força de Fuzileiros da Esquadra realiza exercício SUBEX 2018



Por: Redação OD

Em consonância com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, onde as quais dizem que, o Corpo de Fuzileiros Navais deve de estar em permanente condição de se fazer utilizáveis para o emprego em qualquer ambiente, de Ação Real ou Ajuda Humanitária, a Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) realiza anualmente, um intenso Ciclo de Adestramentos, onde os quais lhe permitem dentre outros objetivos, o estabelecimento de uma Força de Emprego Rápido (FER), pronta para ser utilizada em todo espectro dos conflitos nacionais e internacionais. Atendendo então a END, as unidades da FFE realizaram uma série de exercícios denominados SUBEX, durante o mês de maio. Esses treinamentos ocorrerem de acordo com as peculiaridades e missões específicas de cada Organização Militar (OM) envolvida. 


O exercício tem como finalidade, adestrar as subunidades de Combate, de Apoio ao Combate e de Apoio aos Serviços de Combate, no contexto dos mais variados temas táticos. A maior parte dos exercícios SUBEX 2018 ocorrem na Região de Itaóca (ES). Com exceção do SUBEX OPESP, um treinamento específico de Operações Especiais, o qual fora ocorrido entre os dias 7 e 11 de maio na região de Mangaratiba (RJ), e do SUBEX OP RIB, o qual é um treinamento dos Batalhões de Infantaria em ambientes ribeirinhos, que tem previsão para ocorrer entres os dias 17 a 23 de junho, em Ribeirão da Lages (RJ). Em Itaóca, a SUBEX 2018 englobou treinamentos para os Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais, nos procedimentos de combate terrestre Ofensivo e Defensivo, a SUBEX INF, fora realizada entres os dias 14 a 21 de maio. 


Iniciada entre os dias 6 a 11 de maio, a SUBEX – C2 teve a finalidade de instalar, explorar e manter o Sistema de Comando e Controle de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, tipo Unidade Anfíbia (Uanf). A SUBEX ART, adestra os militares das Baterias de Tiro nos trabalhos de reconhecimento, escolha e ocupação de posição (REOP), conduta tática em marchas, entrada e saída de posição, segurança da Área de Posição e Táticas de Ação Imediata frente às ameaças. Por fim, a SUBEX REF, abrange adestramentos específicos de Apoio ao Combate e de Apoio de Serviços ao Combate, tais como atuação em Hospitais de Campanha, missões de Engenharia de Combate, ações de policiamento, transporte geral, manutenção de viaturas e operação com Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf). A SUBEX ART teve início em 16 de maio e a SUBEX REF, no dia 14 de maio, mas ambas tem data de término no próximo sábado dia 26 de maio.














*Com Informações da Força de Fuzileiros da Esquadra

*Fotos: 2SG IF Luiz Fernando Gomes da Silva e 3 SG ES Alex Delane Castelo de Amorim

Nenhum comentário: