quinta-feira, 2 de junho de 2016

Peças de ex-combatentes brasileiros da Segunda Guerra serão leiloadas

Quem dá mais? Uma das peças que serão oferecidas no leilão on-line - Guilherme Leporace / Agência O Globo
Por: Redação OD
Desde a última segunda (30), colecionadores têm um motivo especial para grudarem em seus computadores. Capacetes, uniformes, binóculos e outros artigos usados por militares brasileiros na Itália, durante a Segunda Guerra, estão disponíveis no 1º Grande Leilão Especial de Artes com Peças da Força Expedicionária Brasileira (FEB), realizado on-line até o dia 2 de junho. O evento terá uma causa especial: parte da renda será doada para o Museu da Anvfeb, no Centro da cidade, que divulga a história dos veteranos da FEB.

A leiloeira Leila Diniz, que organiza o evento, conta que a oportunidade surgiu após a doação de um quadro, de temática militar, de Vik Muniz. A ideia inicial era fazer um pregão só dessa peça. Ao conhecer o museu, porém, Leslie decidiu abraçar a causa. O trabalho é lindo; nós nos sensibilizamos com a história e a dedicação dos veteranos. O dinheiro ajudará na expansão e na manutenção do museu — explica. Além de peças militares, muitas doadas por veteranos, há antiguidades e artigos de decoração no leilão, como penteadeiras, em cerca de 800 lotes. Os lances mínimos irão de R$ 5 a R$ 75 mil.
As peças têm o cheiro da História. Recebemos aparelhos de comunicação, capacetes, uniformes até do tempo do Império, binóculos e placas comemorativas — lista Leslie, que pretende fazer uma série de pregões com esse tema. O leilão teve início na última segunda e vai até quinta (2), sempre começando às 20h. Serão aceitos lances por telefone (3442-8258) e também prévios, feitos pelo site lesliediniz.lel.br
FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: