quinta-feira, 2 de junho de 2016

Militares realizam treinamento no sistema ferroviário do Rio, em preparação aos Jogos Olímpicos Rio2016

RAID, força de elite da Polícia Francesa, também participou da atividade (Foto: Divulgação/SuperVia)
Por: Redação OD
A SuperVia recebeu nesta quinta-feira (2) o terceiro treinamento de segurança para a Olimpiada. O exercício reuniu militares franceses e brasileiros, e teve como objetivo a prevenção de atos de terrorismo e o aperfeiçoamento técnico dos policiais, visando a Rio 2016. A ação, que aconteceu na estação Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, durou três horas. Cerca de 30 policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero) e da força de elite da Polícia Francesa, a RAID (Unité de Recherche, Assistance, Intervention et Dissuasion) participaram da atividade.

Policiais treinaram técnicas de retomada de trens, resgate de reféns e neutralização da ameaça (Foto: Divulgação/SuperVia)
Para a capacitação, foram realizados treinamento de técnicas de retomada dos trens em situação de sequestro, resgate de reféns e neutralização da ameaça com uso de cães de ataque. Segundo André Lavandeira, gerente de segurança da empresa, além do treinamento tático das forças policiais, a ação também favorece o repasse de informações sobre riscos relacionados à ferrovia, como cuidados com cabos de alta tensão, tempo de frenagem dos trens e dispositivos de abertura de portas.

SuperVia recebe treinamento policial para a Olimpíada (Foto: Divulgação/SuperVia)
Além da preparação da segurança, a SuperVia está passando por algumas modificações para atender a demanda oriunda da Olimpíada. As estações de São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos e Vila Militar, estão sendo reformadas e a estação Ricardo de Albuquerque foi concluída em fevereiro. A previsão da concessionária é que no período dos Jogos, cerca de 3 milhões de de passageiros circulem nos trens diariamente em cerca de 1.600 viagens.
FONTE: G1

Nenhum comentário: