domingo, 29 de maio de 2016

Exército Brasileiro celebra o Dia Internacional dos Peacekeepers


Por: Redação OD

O Comando Militar do Norte (CMN) celebra, no dia 30 de maio, o Dia Internacional dos Peacekeepers (Mantenedores da Paz), promovido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A solenidade visa a homenagear homens e mulheres que serviram e servem em operações de manutenção de Paz (OMP), pelo seu alto nível de profissionalismo, dedicação e coragem, além de honrar a memória dos que perderam a vida em prol da paz mundial.

Esses militares, chamados de “boinas azuis”, por usarem cobertura da referida cor, contribuem para estabelecer a presença do Braço Forte e da Mão Amiga do Exército Brasileiro, além de estreitar o apoio do Brasil a nações como Chipre, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Líbano, Libéria, Saara Ocidental, Sudão e Sudão do Sul. Para o Haiti, a missão de Paz que mais recebe tropas brasileiras desde 2004, o Pará já enviou três contingentes, sendo o maior formado em 2014, quando mais de 600 homens e mulheres paraenses fizeram parte do 20º Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 20, na sigla em inglês).

História
 

O Dia Internacional dos Peacekeepers evoca o dia 29 de maio de 1948, quando as Nações Unidas criaram a operação para supervisão do cessar-fogo na guerra Árabe-Israelense. Essa foi a primeira missão de manutenção da paz da ONU, que tinha por objetivo auxiliar Israel e seus vizinhos árabes a criarem condições para a paz permanente e duradoura. 

Ao longo do tempo, as Forças de Paz da ONU assumiram outras funções, como assistir e monitorar processos políticos, ajudar em reformas de sistemas judiciais, treinar policiais, desarmar e reintegrar ex-combatentes, e apoiar o retorno de refugiados e populações deslocadas. 

O Brasil tem uma longa história de participação em operações de paz. Já nos anos de 1950, militares das Forças Armadas integraram o Batalhão de Suez, unidade de infantaria destinada a evitar confrontos entre forças egípcias e israelenses. Os militares brasileiros, admirados pelos povos das nações atendidas pelos Peacekeepers, cumprem suas missões com amor, patriotismo e confiança na reconstrução da paz nas nações em que atuam.

Nota da Redação: O ORBIS DEFENSE Congratula todos nossos militares que trabalharam com distinção para a construção de um mundo mais seguro e pacífico.
  

Nenhum comentário: