sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Helicóptero H125 realiza resgate épico no Himalaia, quebrando o recorde de altitude em 2005

Dois H125 do exército paquistanês transportaram uma equipe de alpinistas até os 5.000 metros no Nanga Parbat, na cadeia do Himalaia, e resgataram uma alpinista francesa.

Por: Redação OD

O H125, a mais recente versão da famosa família de monomotores Esquilo da Airbus,  se destaca por sua potência, versatilidade e baixo custo operacional. Além disso, este helicóptero se distingue dos outros em sua categoria por seu alto desempenho em condições difíceis, tanto em altitude quanto em altas temperaturas. Em 2005, este helicóptero quebrou o recorde de altitude ao aterrissar no cume do Everest, a 8.850 metros do nível do mar. Este marco destacou a capacidade operacional do modelo e sua adequação para a realização de missões de resgate em condições extremas. A última façanha ocorreu há poucos dias, quando dois H125 do exército paquistanês transportaram uma equipe de alpinistas até os 5.000 metros no Nanga Parbat, na cadeia do Himalaia, onde realizaram com sucesso o resgate de uma alpinista francesa.


A versatilidade do helicóptero é, sem dúvida, outra das qualidades mais apreciadas, pois pode realizar um grande número de missões: transporte aéreo e transporte de carga, combate a incêndios, inspeção de rede elétrica, pulverização de plantações, cobertura jornalística, bem como missões policiais e transporte privado. Graças à sua manobrabilidade e capacidade de adaptação à geografia da região, o Esquilo é um helicóptero muito popular na América Latina, onde atualmente existem cerca de 800 em operação nas áreas civil e militar.

Nenhum comentário: