segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O sucesso do Corridão da Vitoria 2019

 
Imagens via Organização do Corridão da Vitoria.


Por: Redação OD.



Um grupo de militares da reserva e veteranos das três Forças Armadas e Forças Auxiliares, com notada participação de muitos ex-integrantes de Forças de Commandos e Forças Especias  organizaram um evento que fez o chão do Rio de Janeiro tremer nesse domingo dia 10/02/2019, que desde as primeiras horas da mahã ja mobilizava no local centenas de pessoas e começou  às 09:00h da manhã, desde o Leme até o Forte de Copacabana reunindo aproximadamente mil participantes fora os expectadores!
Não se tratou de uma competição e sim um “corridão em equipe” no qual o espírito de corpo que prevaleceu! 

Nesse evento ocorreu uma participaão maior de civis e pessoas da 3a idade. Imagem via organização Corridão da Vitoria.

Mesmo com uma organização informal e sem o apoio da prefeitura ou outros orgãos publicos, o evento transcorreu de forma exemplar no civismo e organização,  e, sem causar pormenores que atrapalhassem a via pública local servindo como exemplo de civismo e bom comportamento popular, inclusive com muitos participantes ajudando a recolher o lixo deixado pelos locais por outros passantes!

Uma surpresa fantastica foi a presença do Cineasta Americano Serge Levin que veio em férias ao Brasil e resolveu participar do Corridão da Vitoria 2019. Serge Levim é um grande entusiasta das forças militares brasileiras! Foto via organização do Corridão da Vitoria 2019.
  

Participaram muitos militares da ativa e da reserva da Marinha, Exército,  Aeronáutica, e Forças Auxiliares; Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Bombeiros, e pessoas civis, inclusive crianças, jovens, adultos e idosos, transformando o evento em uma grande e harmoniosa comemoração!


O Corridão da Vitoria teve como missão  homenagear o nosso Presidente da Republica Jair Bolsonaro, como também foi uma repetição do Corridão do Cazuca, realizado ano passado e que foi um sucesso nacional e internacional pois acabou por ser coberto por pelo menos um canal de televisão dos Estados Unidos (HBO).








O evento do Corridão do Cazuca teve por objetivo reunir em torno de pelo menos mil militares da reserva, veteranos e civis interessados em prestar uma séria homenagem aos militares que tombaram em serviço na guerra contra a narcoguerrilha no Rio de Janeiro, em especial ao Sargento “Cazuca”, ao qual o evento tem por nome oficial como “Corridão do Cazuca”, e, transformar o dia 23 de setembro como uma data nacional em honra aos militares mortos em ação na guerra contra a criminalidade em todo o Brasil.
A ação do evento  será correr no padrão bloco unido, em uma corrida rústica, vestidos ao padrão militar de calça operacional e boots (coturnos) e sem camiseta.

A origem do "Corridão de busto nú"
Existem muitas explicações para a tradicional corrida militar de "busto nú", aonde a particularidade maior é o uso da parte inferior do fardamento operacional (calça V.O. ou camuflada e botas/coturnos o que torna a corrida muito mais exigida para o físico em especial para os pés e pernas), mas a mais conhecida é a que a corrida veio para o Brasil por influência da tradição das tropas paraquedistas norte-americanas (101st Airborne Division) que ajudaram na implementação da doutrina de operações para a formação da Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro nos anos após a 2a Guerra Mundial, e que, acabou por ser adotada por quase todas as  tropas de Forças Especiais.
TEXTO EM HOMENAGEM AO SARGENTO CAZUCA: AUTOR DESCONHECIDO


“Caros amigos, esta semana os Precursores Paraquedistas e os Forças Especiais tiveram a perda de um grande Herói, o Sgt Cazuca. Militar, Marido, Pai e Filho exemplar. Sua vida foi ceifada a aproximadamente 300 metros de sua casa em um arrastão às 05:30 da manhã.  O Sgt Cazuca viveu com alegria contagiando a todos ao seu redor. E no momento de sua última batalha agiu como legítimo militar das Operações Especiais do Brasil. Ao sair de casa em Campo Grande para ir trabalhar em Niterói, se viu cercado por  aproximadamente 10 bandidos armados, e fez a única escolha possível para um COMANDOS, tentar a glória ou padecer na morte, mas jamais se entregar ao inimigo. Em seu último instante de vida, ele lutou com a coragem de um operador especial, não se acovardou. Infelizmente são coisas que estão acontecendo em nossa cidade e país com uma relativa frequência. Não deixemos passar em vão. Cultuemos o espírito desse guerreiro, que como diversos outros sargentos de nossas forças armadas vivem em áreas de risco em domínio do crime organizado, escapando da morte a cada dia. Que a coragem do Cazuca nos inspire a termos a mesma coragem e que possamos mudar o futuro de nosso país para que seu filho que está com 5 meses no ventre da mãe ainda possa desfrutar de um país melhor. Comandos! Força! Brasil”!
Galeria de imagens
Todas as fotos via organização do "Corridão da Vitoria 2019"


























 

Nenhum comentário: