sábado, 6 de maio de 2017

U.S. Tour 2017 - Patrouille de France retorna a Salon-de-Provence


Por: Yam Wanders.

Após dois meses de missão pelos Estados Unidos, a Patrouille de France retorna à França, na Base Aerienne 701 em Salon-de-Provence no sul da França.
A missão nos USA, que compreendeu sobrevôos de monumentos históricos americanos de grande importância para a amizade franco-americana, a participação em diversos shows aéreos e também importantes intercâmbios junto às equipes de demonstração da USAF, os Thunderbirds e da U.S. Navy, os Blue Angels, e, finalmente ao final da missão no Canadá, com os Snowbirds. Essa missão histórica se deve às comemorações da participação dos Estados Unidos na 1a guerra mundial em 1917, que foi decisiva para a vitória dos então aliados da época, a França e Inglaterra que susentavam a guerra na Europa até então. Essa missão também a importância de ser a primeira, depois de uma ausência de 31 anos no território americano.



Imagem por O. Ravenel / armée de l'air / Défense via "Athos Leader".

Nesse período a Patrouille de France fascinou o público leigo e se reafirmou junto aos aficionados da aviação de exibição de performaces, como também conseguiu presentear à todos com belíssimas imagens captadas pelas câmeras compactas instaladas nas aeronaves, em especial a instalada no cockpit do  "ATHOSLEADER", o Coronel Christophe Dubois (Comandante da Patrouille de France) e também pelo Sergeant Chef Julien Mortreuil ( responsável pelas imagens oficiais da PAF) e Hurbet Maistre-Bazin.



E entre várias particularidades exclusivas dessa missão está a homenagem à alguns dos grande aviadores da 1a Guerra Mundial que se eternizaram na história  ao desenvolver a aviação militar e a servir de exemplo doutrinário para a formação de muitas Forças Aéreas pelo mundo nas décadas seguintes. Essa homenagem se deu com a representação dos aviadores homenageados em cada aeronave da PAF.



Outra curiosidade dessa missão, é que a PAF efetuou um dos seus maiores translados entre continentes, só perdendo em distância para o translado para o Brasil em 2009. No total foram vôos de translados, 12 demonstrações em vôo, 9 passagens sobre monumentos e 5 países sobrevoados, deslocando para isso 72 militares no apoio logísitico e 25 toneladas de carga paga com uma aeronave A-400M que acompanhou a Patrouille de France com seus 10 Alphajets em todos os locais.
A Patrouille de France partiu para essa missão no dia  17 de março, de sua base em Salon-de-Provence (BA 701) e esse evento foi coberto com exclusividade pela Orbis Defense, aonde mais uma vez fomos recebidos de excelente forma pelo pessoal da PAF e pela atenciosa equipe da SIRPA Air(link disponível ao final dessa reportagem).
O roteiro do retorno à França. Imagem via "ATHOSLEADER"(Cmdte Christophe Dubois).

Os Grandes momentos da U.S. Tour 2017

O 1o grande momento da U.S. Tour 2017 foi sem dúvida o sobrevôo da Estátua da Liberdade em Nova York, que ocorreu no dia 25 de março, e esse sobrevôo tem todo um significado especial para a amizade franco-americana pois a Estátua da Liberdade foi um presente da França aos Estados Unidos na celebração do centenário de sua independência em 1886. 
Imagem: O. Ravenel / armée de l'air / Défense.

O 2o porém considerado mais importante, foi o sobrevôo das comemorações da entrada na guerra (1a Guerra Mundial) na cidade de Kansas City, nos dias 5 e 6 de abril, o local tem sua importância por ser a cidade que sedia a Comissão americana do centenário da 1a Guerra Mundial, assim como o museu americano da 1a Guerra Mundial e onde ocorreu o desfile militar em homenagem à data.

Em sequencia:

- Meeting Aéreo do Centenário na Maxwell Air Base, em Montgomery-Alabama; Show Aéreo em comemoração ao centenário da 1a Guerra Mundial, houve a participação dos Thunderbirds da USAF.

- TEI- Trilateral Exercices Initiative, um exercício trilateral entre USA, Reino Unido e França; Aonde ocorreram importantes exercícios de guerra aérea e aperfeiçoamento com o uso de diversas aeronaves de todas as Forças Aéreas dos países envolvidos.

- Programa "Amizade e excelência em aviação", Pensacola-Flórida e Nellis-Nevada; Foram encontros com as equipes de demonstração americanas, sendo os Blue Angels na Flórida e respectivamente com os Thunderbirds em Nenada.

- Meeting e Gateaneau em Ottawa e Desfile de 1° de Maio em Montréal; Meetings no Canadá aonde ocorreu o encontro com a equipe de demonstração canadenses Snowbirds e marcou o final da presença da Patrouille de France na América do Norte.

A PAF esteve presente em outros meetings e efetuou sobrevôos de alguns importantes locais dos USA, como; A capital de Washington-DC,  as instalações da NASA na Flórida, A ponte Golden Gate em São Francisco, o Colégio da USAF em Colorado Springs e a Base de Norfolk na Virgína durante o NATO Tatto Festival. A sequência completa de todas as etapas e vôos em território americano e canadense pode ser vista com mais detalhes na ilustração abaixo.

Abaixo algumas das principais imagens que marcaram a U.S. Tour 2017.
























Nenhum comentário: