quinta-feira, 4 de maio de 2017

Marinha do Brasil participa do projeto espacial do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC)

Major Brigadeiro Fernando Cesar Pereira, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros e Presidente da Telebras Antônio Kingler Loss Leite
Por: Redação OD

Em cerimônia realizada no Salão Histórico do Comando do 1º Distrito Naval, foi celebrada a assinatura do termo de cessão de uso do imóvel para implantação de um Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S), que irá funcionar na Estação Rádio da Marinha do Rio de Janeiro (ERMRJ). O acordo foi assinado entre a Marinha do Brasil, representada pelo Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros; e pelas Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebrás), representada por seu Presidente Sr. Antônio Kingler Loss Leite; com a interveniência da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), presidida pelo Major Brigadeiro (ENG) Fernando Cesar Pereira. 

Em uma área de aproximadamente 25 mil metros quadrados da ERMRJ, na Ilha do Governador (RJ), a Telebrás construirá e implantará o COPE-S, como parte da infraestrutura que possibilitará a operacionalização do primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), permitindo a transmissão de internet banda larga para todo o Brasil continental, bem como para as águas jurisdicionais brasileiras. O SGDC foi construído pela empresa francesa Thales Alenia Space, com transferência de tecnologia, e será lançado na Guiana Francesa, no próximo dia 21 de março.¹  


Em seu discurso, ele mencionou a importância de contar com o apoio do Ministério da Defesa no projeto. “O SGDC brasileiro vai permitir que a internet chegue aos lugares mais remotos, podendo gerar desenvolvimento, melhores condições de saúde, educação e possibilidade de crescimento”, disse. O Major Brigadeiro Fernando Cesar Pereira ressaltou em seu discurso a dualidade na utilização do SGDC, que poderá servir tanto para a inclusão digital da sociedade, quanto em benefício das Forças Armadas, visto que parte de sua capacidade de uso será destinada à banda X, uma faixa de frequência de uso exclusivo militar. 

Ao dirigir a palavra ao público, o Vice-Almirante Viveiros reconheceu a importância daquele evento: “O setor espacial, destacado na Estratégia Nacional de Defesa, alcança um novo patamar com esse projeto, com impactos positivos para a defesa do País”, afirmou. Ele também incluiu em seu discurso a importância de estabelecer parcerias em grandes projetos e o orgulho da Marinha em estar contribuindo para essa conquista.


Nota da Redação:(¹) A data prevista para o lançamento seria dia 21 de Março, mas por conta da greve geral na Guiana Francesa, o evento fora adiado para o dia de hoje 04/05. Será possível acompanhar o lançamento ao vivo, do Ariane 5 clicando aqui.

FONTE: ComSoc 1º DN

Nenhum comentário: