quarta-feira, 14 de junho de 2017

Veleiro NRP Sagres da Marinha Portuguesa aberto a visitação no Porto de Santos

Imagem via Marinha Portuguesa.
Por: Redação OD.

O navio da Marinha Portuguesa, NRP Sagres, atraca hoje, dia 15 de junho em Santos, e nos dois dias seguintes realizará atividades ligadas ao Dia da Defesa Nacional com jovens luso-brasileiros. A data é destinada aos cidadãos com nacionalidade portuguesa, a partir dos 18 anos, sendo um dever de cidadania que visa sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional, divulgando também o papel das Forças Armadas Portuguesas. 


O evento e a presença do Navio Escola Sagres fazem parte da programação do Experimenta Portugal 2017 – chancela criada pelo Consulado Geral em São Paulo, que visa reunir as inciativas e ações evocativas do Dia de Portugal, celebrado a 10 de junho.

Ainda durante os dias 16 (das 10h-12h) e 17 (10h-14h), a Sagres estará aberto para visitas gratuitas de todos os que desejarem conhecer a embarcação e os seus tripulantes. Para quem quiser ver a largada do navio, ele sairá de Santos no dia 18, às 10h, e o último porto no Brasil será Salvador, estado da Baía onde permanecerá entre 26 e 29 de junho.

Um "Embaixador Itinerante"

Com 90 metros de comprimento, o veleiro NRP Sagres foi construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Era o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha Alemã (Kriegsmarine), que incluía o Gorch Fock (1933), o Horst Wessel (1936) – actual Eagle da United States Coast Guard, e um quarto navio ao qual foi dado o nome Herbert Norkus (1939), mas que não chegou a ser concluído.

No final da guerra, aquando da partilha dos despojos pelos vencedores, o Horst Wessel e o Albert Leo Schlageter couberam aos Estados Unidos. No entanto, apesar dos esforços do comandante americano da Base Naval de Bremerhaven, não foi possível encontrar, nos Estados Unidos, uma instituição que quisesse ficar com este navio. Ao fim de três anos, acabou por ser cedido à Marinha do Brasil, com o intuito de fazer face aos danos causados pelos submarinos alemães aos seus navios, durante a guerra. Em 1961 foi adquirido por Portugal, no sentido de substituir a antiga Sagres, que, curiosamente, também havia sido navio alemão.

Fonte: Mariner Brasil/Marinha Portuguesa.

Nenhum comentário: