quarta-feira, 14 de junho de 2017

Força Aérea Brasileira realiza a 3ª Jornada de Segurança de voo tendo a ALA 13 como anfitriã


Por: Redação OD

Entre os dias 13 e 14 de junho irá acontecer a 3ª edição da Jornada de Segurança de Voo da Ala 13, evento este voltado para a comunidade aeronáutica de São Paulo, onde 200 pessoas, incluindo Militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e civis, participam de palestras, estudos de casos e treinamentos sobre o tema. 

O primeiro dia da Jornada contará com os seguintes palestrantes: Maj Brig do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, Comandante do IV COMAR, Ten Cel Av Adalberto Santos Prado, Chefe do SERIPA IV, Ten Cel Av Márcio Vieira de Mattos, Chefe da Seção de Quadros de Acesso da CPO, Ten Cel R1 Jocelyn Santos dos Reis, Chefe da Subdivisão de Prevenção do CENIPA e 1° Ten Karynne Cordeiro Bayer, Chefe da Assessoria de Fatores Humanos do CENIPA. 


"A segurança de voo entra em nossas vidas desde o momento em que pisamos em um avião. Fazer a abertura deste evento me deixou lisonjeado, estou muito feliz em poder contribuir um pouco com o conhecimento adquirido nesses quase 40 anos de aviação. Uma Jornada como esta é importante principalmente para os jovens pilotos. Quando observo a plateia e vejo esses jovens no início da carreira com os olhos brilhando, vontade de fazer a coisa certa e o amor pela aviação, posso dizer que este sim é um terreno fértil para falarmos de segurança de voo", declarou o Maj Brig do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, Comandante do IV COMAR e Palestrante.

O evento tem como objetivo principal disseminar os conhecimentos da filosofia SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), abordando principalmente aspectos de prevenção nos vários setores da aviação brasileira, bem como estreitar o relacionamento entre órgãos governamentais, empresas e organizações da área aeronáutica e de defesa, promovendo a integração das organizações e das empresas que tenham o interesse na segurança de vôo.


O Cel Av Kennedy Fernandes Ferreira, Comandante da Ala 13, complementou: "A Ala 13 teve como propósito principal a promoção da "Força Aérea 100" no contexto de segurança de voo, com ênfase na conscientização de ferramentas de prevenção como forma de mitigar o risco na comunidade aeronáutica e, principalmente, nos nossos jovens pilotos. Sem dúvida, a disseminação de uma consciência situacional para a proteção de nossos tripulantes, aeronaves, missão e, principalmente, a imagem da Força Aérea Brasileira, são importantes entregas de nossa atividade fim frente à sociedade brasileira". 

"Falar sobre este tema é bastante importante para elevar a consciência situacional dos pilotos, mecânicos e gerentes que operam o sistema aeronáutico, para que não esqueçamos que os acidentes podem ocorrer, as ameaças e os riscos existem, porém podem ser gerenciados para que a operação aérea continue com bastante segurança", ressaltou o Ten Cel Adalberto Santos Prado, Chefe do SERIPA IV e Palestrante. 


O 2° Ten Av Lucas José Rocha da Silva, 23 anos, que esteve presente ao evento, afirmou: "As informações que nos foram passadas neste evento são essenciais para a realização do nosso trabalho com segurança. É um privilégio ter acesso ao conhecimento de palestrantes tão experientes, isto é fundamental para nós que estamos começando". 

Yam Wanders, Piloto civil e Jornalista e Editor do Site Orbis Defense, também se fez presente comentou: "O curso me proporcionou uma reciclagem. Esse conhecimento deve ser passado ao mundo, pois o Brasil tem uma Industria Aeronáutica que está despontando como também uma doutrina operacional da parte de segurança de voo focada na prevenção e investigação. Muito obrigado Ala 13 por abrir as portas para nós civis!", agradeceu.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social-ALA 13 / Fotos: S1 BLM SIQUEIRA /
Fotos do Evento de 2016

Nenhum comentário: