domingo, 2 de abril de 2017

Força Aérea Brasileira presta auxílio nas buscas ao navio sul-coreano que naufragou na costa uruguaia


Por: Redação OD

Uma missão da  Força Aérea Brasileira (FAB) parte na madrugada deste domingo (2/4) para auxiliar operação de resgate de possíveis sobreviventes do cargueiro Stella Daisy, que afundou com 24 tripulantes, na costa uruguaia. Segundo a Aeronáutica, informações preliminares dão conta do resgate de dois sobreviventes, enquanto os demais 22 estariam desaparecidos.

A FAB não confirma a bandeira do cargueiro, mas de acordo com informações obtidas pela agencia France Press junto à Marinha do Uruguai, o navio é sul-coreano, foi encontrado na madrugada desse sábado por navios mercantes, que dão apoio a 2 mil milhas náuticas  ou cerca de 3.700 quilômetros a leste do porto de Montevidéu, no Oceano Atlântico.

Momento da saída do KC-130 H, em direção ao Uruguai para auxiliar nas buscas
Há rumores de que, entre os tripulantes, além de 8 sul-coreanos haveria 16 filipinos a bordo. A FAB não confirma se a tripulação do cargueiro era de refugiados imigrantes que já estariam chegando ao sul da América do Sul."Durante a noite, um navio visualizou manchas de combustível e resíduos, além de sentir um forte odor de combustível, o que dá indícios de que o navio acidentado tenha afundado", segundo comunicado da Marinha uruguaia. 

A busca está sendo feita por quatro navios mercantes. A FAB não tem detalhes da operação, informando apenas que uma missão está sendo organizada e deve chegar ao local até as 5h da manhã de domingo, numa aeronave C-130. Autoridades uruguaias teriam informado que o cargueiro Stella Daisy emitiu chamado de emergência  às 11h30 locais, e que o navio teria mais de 260 mil toneladas.



FONTE: Correio Braziliense

Nenhum comentário: