Por: Redação OD
A Marinha do Brasil, a qual convidada pela Petrobras, e sendo representada pelo Chefe do Departamento de Tráfego de Embarcações e Assistência e Salvamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Capitão de Corveta (T) Péricles Alves Arraes, participou do Fórum Internacional sobre Operações Ship To Ship (STS) 2018, ocorrido entre os dias 7 e 9 de março, na cidade de Atenas, Grécia. O evento reuniu representantes de Órgãos e Entidades Internacionais, além de empresas ligadas às atividades marítimas, de seguros, de equipamentos, dentre outras.
Durante o encontro foram debatidos diversos assuntos ligados às atividades de STS, com destaque para os seguintes temas: Estrutura Regulamentar e Requerimentos Comerciais, Avaliação de Locais de Operações STS, Segurança nas Operações STS, Investigação de Acidentes, Design de Equipamentos Utilizados, Utilização de Softwares na Análise de Riscos, Medidas de Mitigação de Riscos, além de estudos de casos. Os debates contribuíram significativamente para a ampliação dos conhecimentos obtidos pela Autoridade Marítima Brasileira.
O evento acabou por trazer uma enorme troca de experiências internacionais e a verificação in loco de como os diversos países vem tratando esse tipo de operação em suas águas jurisdicionais. A operação STS pode ser realizada em áreas portuárias ou em mar aberto, visando à exportação de petróleo bruto extraído das bacias petrolíferas, com significativa redução de custos operacionais. Recentemente, a DPC atualizou as Normas da Autoridade Marítima para Tráfego e Permanência de Embarcações em Águas Jurisdicionais Brasileiras (NORMAM-08), onde se destacam as exigências para Operações STS.
Fonte: CCSM
Nenhum comentário:
Postar um comentário