terça-feira, 6 de março de 2018

Porta-aviões afundado na 2a Guerra Mundial é encontrado no Pacífico. (com vídeo)

O USS Lexington em seu momento de agonia final após o ataque da Aviação Imperial Japonesa na batalha do "Mar de Coral"(Maio de 1942). Imagem de autor desconhecido via arquivos da U.S. Navy.
Por: Redação OD

O Porta-Aviões USS Lexington da U.S. Navy, que tomou parte em muitas das batalhas mais importantes do teatro do Oceano Pacífico na 2a Guerra Mundial, foi encontrado dia 04 de março desse ano pela equipe de exploradores/pesquisadores lideradas pelo empresário americano Paul G. Allen à bordo do navio de pesquisas R/V "Petrel". A Marinha americana confirmou que o navio foi achado por uma equipe de buscas liderada pelo bilionário Paul Allen, cofundador da Microsoft. Um vídeo divulgado nas redes do empreendedor e filantropo mostra a carcaça do porta-aviões e de aeronaves que a embarcação carregava. 

Uma das muitas baterias anti-aéreas do USS Lexington. Imagem by Petrel crew, via Agence France Press.

O navio foi afundado em uma batalha no Mar dos Corais, entre 4 e 8 de maio de 1942. Mais de 200 tripulantes morreram na ocasião. A localização exata não foi divulgada, apenas que é em um local a 3 mil metros de profundidade, no fundo do mar de Coral (Coral Sea) a aproximadamente 500 milhas da costa leste da Austrália.

Arte por Ian Hall.

Fotos mostram que as estruturas do porta-aviões e das aeronaves encontradas permaneceram bem preservadas no fundo do mar, assim como parte do armamento em geral. O navio naufragou com 35 aviões a bordo, mas apenas 11 foram localizadas até o momento. A descoberta aconteceu no domingo, durante uma expedição da companhia Vulcan, fundada por Paul Allen. Mas o resultado só foi revelado pelo investidor nesta terça.

Um dos muitos bombardeiros de mergulho "Douglas SBD Dauntless" que operava embarcado no "Lady Lex".
Foram encotrados até o momento 11 aeronaves.

O Chefe do comando militar americano no Pacífico Contra Almirante Harry Harris, exaltou a descoberta e parabenizou as equipes de Allen por localizarem o navio. O pai de Harris foi um dos sobreviventes do naufrágio da embarcação na Segunda Guerra. A batalha no Mar dos Corais ficou marcada na linha do tempo do enfrentamento mundial como um momento-chave da contenção do avanço dos japoneses. A missão de busca pelo USS Lexington durou seis meses após o período de planejamento e organização da expedição em si

Outra imagem de um dos bombardeiros de mergulho "Douglas SBD Dauntless" que operava embarcado no "Lady Lex". Imagem via AFP.

A busca pelo mesmo era uma questão de honra para a Equipe de Paul G. Allen pois o "Lady Lex", como era chamado pelos marinheiros, era uma das Naus Capitãneas da frota americana do Pacífico, e também foi, junto com seu navio irmão USS Saratoga, os primeiros porta-aviões construídos para a U.S. Navy no começo do século 20, adaptado de um projeto original de um cruzador em 1925. O Lexington, carinhosamente apelidado como "Lady Lex", ficou de tal forma danificado que os norte-americanos decidiram afundá-lo no final da batalha que custou a vida a mais de 200 membros da tripulação. Os sobreviventes foram transferidos para outras embarcações antes do afundamento.


Além do USS Lexington, a embarcação do bilionário americano Paul G. Allen já descobriu o cruzador USS Indianapolis, o navio de guerra japonês Musashi e o navio italiano Artigliere, segundo a USNI News. Em 19 de agosto, a equipe de Allen detectou o lugar do naufrágio do USS Indianapolis no mar das Filipinas. Um submarino japonês retirou do fundo o próprio navio e os restos da maioria de seus 1.196 tripulantes. Das 317 pessoas que sobreviveram o naufrágio em 1945, 17 ainda estavam vivas quando os destroços do navio foram encontrados. 

* Com informações via Vulcan Inc, Associated Press, Agence France Press e outros.


Nenhum comentário: