quarta-feira, 31 de maio de 2017

Centro de Instrução Pára-quedista, inaugura busto em homenagem ao General Penha Brasil


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no dia 30/05, nas dependências do Centro de Instrução Pára-quedista, formatura alusiva aos 50 anos em que CI Pqdt recebeu a denominação General Penha Brasil (GPB) ao seu nome. O eveto foi prestigiado pelo Exmo Sr Gen Ex R/1 Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, Exmo Sr Gen Bda R/1 Acrísio Figueira, Exmo Sr Gen Bda R/1 Paulo Ricardo Naumann, Exmo Sr Gen Bda Kleber Nunes de Vasconcellos - Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Exmo Sr Gen Bda Ramon Marçal da Silva - Comandante do Grupamento de Unidades-Escola/9ª Bda Inf Mtz e antigos Comandantes deste Centro. Também estiveram presentes Comandantes de Unidades Militares da Guarnição da Vila Militar e da Brigada Pára-quedista e de ilustres convidados.


O evento começou as 10h com a inauguração da pintura do C-115 Búfallo, onde foi lido um histórico da aeronave aos presentes. Esta reforma deu-se por um incentivo grande do atual comandante dCI Pqdt GPB, Cel Casali, que aglutinou em uma parceria única, membros da Força Aérea Brasileira (contou com a colaboração e apoio do efetivo do MUSAL – Museu Aeroespacial) e membros da própria Brigada, no caso cabe destacar a grande ajuda e apoio dado pelo 20º Btl. Log Pqdt, na figura do Ten Cel Ottoni que cedeu material humano para apoiar o centro nesta empreitada. Dando prosseguimento as solenidades, os presentes se deslocaram para a alameda principal (que fica a retaguarda do Centro) para que se começasse a formatura. 


Cel Guilherme, Sub Cmte do Centro solicitou ao Gen Vasconcellos permissão para dar-se início a formatura, autorização recebida tem-se início o evento festivo. Militares foram agraciados com medalhas e em seguida um Jeep do CVMARJ (Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro) começa-se a deslocar, enquanto um resumo bibliográfico do Gen Penha Brasil é lido. A bordo desta viatura veteranos pára-quedistas e militares da ativa caracterizados de soldados Febianos (pois o General Penha Brasil, foi um Febiano) conduzem o busto do general, até a localidade onde ele será eternizado. 


Colocado em seu local de honra, e feitas a reverencias, tem-se a continuidade da formatura, com uma breve reflexão do Cel Casali sobre o Gen Penha Brasil e em seguida o Gen Vasconcellos, também fez o uso da palavra falando aos presentes. Após os dois discursos, a tropa desfilou em continência as autoridades presentes, e ao término da formatura os presentes foram convidados a se dirigirem até onde o busto fora colocado para conhecerem o Espaço Cultural General Penha Brasil no Pavilhão Edi Lopes da Silva, e na sequencia todos foram convidados a se reunir no rancho para um almoço festivo que terminou com o famoso BADERNAÇO!!!!


Um breve resumo do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil


O Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil teve sua origem no Corpo de Alunos do Núcleo de Formação de Pára-quedistas, criado pelo Decreto Lei Nr 8.444, de 26 de dezembro de 1945 e instalado, inicialmente, na Biblioteca da Diretoria de Material Bélico, no antigo Distrito Federal, hoje Capital do Estado do Rio de Janeiro. Em 20 de Setembro de 1946, de acordo com a Ordem Ministerial Nr 1.194, integrando o Núcleo de Formação e Treinamento de Pára-quedistas, foi instalado no Pavilhão da extinta 3° Bateria do 1° Grupo do 1° Regimento de Artilharia Antiaérea. Posteriormente, em 07 de janeiro de 1949, passou a ocupar novas instalações, na área conhecida como Colina Longa, onde permanece até hoje, tendo sido sua denominação modificada à época para Corpo De Alunos Da Escola de Pára-quedistas.


Em 30 de março de 1967, recebeu a denominação de Centro de Instrução Especializada Aeroterrestre General Penha Brasil, em homenagem ao primeiro Comandante da Tropa Paraquedista, reconhecido como o Consolidador do Paraquedismo Militar Brasileiro. Em 11 de janeiro de 1972, teve sua denominação mais uma vez alterada, agora para Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, permanecendo, assim, até os dias atuais.

Nota do Editor: Uma curiosidade sobre o pedestral onde foi alocado o busto do General Penha Brasil. Ele e parte de uma árvore Pau-Brasil, que fora plantada pelo então Capitão Penha Brasil Cmte do Centro à época, na área de estágio. Ela com o tempo se deteriorou e teve de ser podada. Durante a poda foi retirado parte de seu tronco que hoje serve de base ao busto.



Galeria de Fotos:

Clique para Expandir























































Nenhum comentário: