terça-feira, 26 de setembro de 2017

EUA: pela primeira vez, mulher conclui curso de oficial dos 'Marines'



Por: Redação OD

Uma mulher membro do corpo de fuzileiros navais da Marinha dos Estados Unidos, conhecido como 'Marines', se tornou, nesta segunda-feira (25), a primeira a completar o rigoroso curso de treinamento para ser oficial desse corpo. Muitas mulheres servem na infantaria da Marinha e em outros ramos das forças armadas americanas, mas esta mulher, que não foi identificada publicamente a pedido dela mesma, é a primeira a concluir o curso de 13 semanas para se tornar oficial de infantaria.


"Estou orgulhoso desta oficial e de todos da sua turma", disse o comandante-geral da infantaria da Marinha em um comunicado. "Os infantes da Marinha esperam e merecem líderes competentes e capazes, e estes graduados cumpriram cada um dos requerimentos do treinamento ao se prepararem para seu próximo desafio: dirigir os infantes da Marinha, finalmente, em combate", acrescentou Neller. Como oficial de infantaria, a mulher, uma tenente, será encarregada de liderar uma unidade de cerca de 40 membros. Um total de 131 pessoas começaram o curso de treinamento para ser oficial de infantaria da Marinha, e 88 se formaram nesta segunda (25) em Quantico, Virgínia, segundo este corpo das forças armadas.


O presidente Barack Obama abriu todos os postos militares a mulheres em março de 2016, meses antes do fim do seu mandato. A infantaria da Marinha é vista, no entanto, como o ramo militar menos aberto à aceitação de mulheres em posições de combate. No início do ano, o corpo foi sacudido pela revelação de um grupo secreto do Facebook chamado "Marines United", no qual eram publicadas fotos de mulheres membros da infantaria da Marinha nuas sem o seu consentimento. Em 2015, duas mulheres se tornaram as primeiras a se formar na escola de elite dos Rangers do exército americano.

FONTE: AFP

Nenhum comentário: