domingo, 10 de junho de 2018

Marinha do Brasil comemora os 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo


Por: Redação OD

Na próxima segunda-feira 11 de junho, a Marinha do Brasil irá comemorar o 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, onde haverá entrega da Ordem do Mérito Naval. No ambito do 1º Distrito Naval o comando deste Distrito realizará cerimônia de comemoração pela data, nas instalações Fortaleza São José, a qual será presidida pelo Comandante de Operações Navais, o Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster. Na ocasião, militares e civis serão agraciados com a Medalha Ordem do Mérito Naval. 

A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu no dia 11 de junho de 1865, na Foz do Riachuelo, afluente do trecho do Rio Paraná, e é considerada pelos historiadores um confronto decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), o maior conflito armado na América do Sul. A vitória naquela batalha fez o Brasil assumir a dianteira do conflito, conseguindo que os aliados tivessem acesso às principais artérias do Teatro de Operações da Guerra. 


A Ordem do Mérito Naval, criada pelo Decreto no 24.659, de 11 de julho de 1934, destina-se a premiar os militares da Marinha que se tenham distinguído no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha.


Nenhum comentário: