quarta-feira, 25 de julho de 2018

Museu Aeroespacial recebe 30 mil pessoas em evento alusivo aos 145 anos do nascimento de Alberto Santos-Dumont



Por: Anderson Gabino

Em um grande evento realizado nos dias 21 e 22 de julho, o Museu Aeroespacial (MUSAL), sediado no lendário Campo dos Afonsos (RJ) - berço da aviação militar brasileira -, recebeu um público de pelo menos 30 mil pessoas, onde puderam desfrutar de inúmeras atrações, em terra e no ar, como parte da celebração alusiva ao 145.º aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont, o Patrono da Aeronáutica Brasileira, e inventor do avião. Quem esteve lá, teve a oportunidade de ver em exposição, a réplica em tamanho real do avião 14-Bis, o qual pertence ao inventário do MUSAL. Este foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Outras aeronaves do acervo do Musal também ficaram expostas, dentre elas um Republic P-47 Thunderbolt, avião utilizado pelo 1.º Grupo de Aviação de Caça (Senta a Pua), durante a Segunda Guerra Mundial.

Na programação do evento, ainda teve salto de paraquedistas da Força Aérea Brasileira (FALCÔES) e do Exército Brasileiro (COMETAS), que a bordo de uma aeronave C-130 Hercules e de um C-95 bandeirante, realizaram saltos enganchados e livre sobre o publico presente. Um helicóptero H-36 Caracal da FAB também fez demonstrações aéreas, com militares fazendo uso do rapel e arrancando inúmeros aplausos do publico. Assim, como à Esquadrilha Céu e o T-6 da HELISUL, que fizeram o público ir ao delírio com suas acrobacias e também ganharam muitos aplausos. Exibição de filmes históricos sobre Santos-Dumont, apresentação de aeromodelos e Corrida Santos-Dumont, sob a coordenação da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), abrilhantaram os dois dias de festa.


O Vice-Diretor do Musal, Coronel (R/1) Luiz Fernando da Costa, falou da organização do evento. “Este é um dia muito especial, pois celebramos o nascimento do Santos-Dumont. Para promover esta celebração, aliamos atividades para entreter toda a sociedade”, ressaltou. A comemoração contou com parcerias de outras instituições, civis e militares, como a Secretaria Municipal de Saúde, para a realização de vacinas contra a Febre Amarela e a gripe H1N1, além da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros do Rio Janeiro.

Galeria de fotos:
Clique na foto para expandir































































*Com informações da Força Aérea Brasileira

Nenhum comentário: