sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Museu Aeroespacial comemora 43 anos de criação e de presente ganha um H-34 Super Puma

Por: Anderson Gabino
Foi realizado no último dia 04, nas dependências do Museu Aeroespacial, formatura alusiva aos 43º aniversário de criação do Musal e a incorporação ao seu acervo de um helicóptero H-34 Super Puma (Matricula 8733) sendo esta, a última aeronave que foi utilizada pelo 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (3º/8º Gav), ou simplesmente “Esquadrão Puma”. O evento contou a presença de autoridades da Força Aérea Brasileira, ex-comandantes do esquadrão, representações das forças coirmãs e convidados, a mesma foi presidida pelo seu Diretor o Brigadeiro do Ar (R1) Marcio Bhering Cardoso.

Dado início a cerimônia, o Brig. Bhering destacou a operacionalidade da aeronave H-34, “Hoje a Força Aérea Brasileira, rende uma justa homenagem aos 29 anos de serviço e mais de 8.000h de voo dos H-34 do 3º/8º Gav <...> Talvez fosse apropriado a leitura de um agradecimento da Presidência da República ou, ainda, um agradecimento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, pela logística em um acidente e pelas vidas salvas e resgatadas...” refletiu o Brigadeiro.


Após uma calorosa salva de palmas, a última tripulação do “8733”, realizou a entrega da aeronave ao Musal, por meio da sua caderneta de voo, onde constam toda a história desta aeronave, desde a sua saída da fábrica em 1986, na França. A entrega foi feita pelo Major Aviador Aislan Brum Cursi. Feita a entrega da aeronave, o Brigadeiro Bhering, agraciou militares e civis, do efetivo do Museu Aeroespacial por conta de destaques profissionais e por estarem servindo ao Musal desde o início de suas atividades em 1976, respectivamente!!!
Galeria de Fotos
Clique na foto para expandir














Histórico da Aeronave H-34 Super Puma 8733
A aeronave matrícula FAB 8733, foi fabricada em 13 de maio de 1986 pela empresa francesa Aerospatiale (hoje Airbus Helicopters), sendo desgnado AS 332. Foi recebido pela Força Aérea em 25 de julho de 1986. Ela tem 8.666 horas de voo e dentre suas vastas missões podemos destacar as seguintes:
  • Transporte de carga e pessoal na Amazônia, em auxilio ao Programa Calha Norte;
  • Demarcação de “Fronteiras Secas” na região Amazônica
  • Operação Demarc;
  • Apoio a Fundação Nacional de Saúde, no transporte de pessoal e material durante as Campanhas Nacionais de Vacinação as populações ribeirinhas;
  • Transporte de autoridades civis, destacando-se os Presidentes da República e Sua Santidade o Papa João Paulo II.
















Nenhum comentário: