terça-feira, 2 de agosto de 2016

Militares da Marinha e do Exército participam de ação de presença no Haiti

Foto: SO (FN-CN) Campelo / GptOpfuzNav
Por: Redação OD

Militares do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat), do Exército Brasileiro e do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), da Marinha do Brasil, participaram da Operação Lapé Dwé Continye I (“A paz deve continuar” no idioma creole) no período de 26 a 29 de julho. A ação teve o objetivo de intensificar a presença do BRABAT em sua área de responsabilidade, contribuindo para incrementar a sensação de segurança da população haitiana. 

A atividade, conduzida pelo Batalhão Porto Príncipe, no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), aconteceu por meio de patrulhamento motorizado e à pé, e pelo estabelecimento de static point que são pontos predeterminados de controle e coordenação com a Polícia Nacional do Haiti (PNH) e a Polícia das Nações Unidas (UNPOL). 

Na ocasião, foram utilizados drones durante a operação, que proporcionaram condições adequadas para as medidas de comando e controle, a obtenção de dados de interesse e a proteção da tropa. A ação ocorreu em toda Área de Operações, com foco em cinco regiões: Delmas, La Saline, Martissant, Grand Ravine e Carrefour. A tropa de Fuzileiros Navais pode aprimorar a interoperabilidade entre as subunidades de manobra, aperfeiçoando as táticas, técnicas e procedimentos da tropa no terreno e a integração das funções de combate do Batalhão. O próximo contingente a integrar a missão de Paz no país caribenho é o 25°CONTBRAS.

25°CONTBRAS

Foto: SG Valdinei / Brabat
O Brasil possui tropas no Haiti desde 2004. São quase 13 anos de missão com rodízios entre contingentes acontecendo a cada seis meses. O 25° CONTBRAS terá 970 militares. Desse total, 850 fazem parte do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat), composto por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Complementam o efetivo total 120 militares da Companhia de Engenharia (Braengcoy), do Exército. A grande parte desse contingente é de Recife (PE).

O Haiti tem uma área de 27.750 Km², aproximadamente do tamanho do estado de Alagoas. O país possui 360 km de fronteira com a República Dominicana. Atualmente, é a nação mais pobre do hemisfério ocidental com uma população de 10,3 milhões de habitantes, sendo que 80% deles vivem na pobreza absoluta e a expectativa de vida local é de 60 anos. A língua oficial do país é o creole-dialeto que mistura as línguas africana, francesa, inglesa e espanhola.

FONTE: 24º Brabat

Nenhum comentário: