quinta-feira, 30 de junho de 2016

Companhia de Precursores Pára-quedista forma novos operadores de sistema de aeronaves remotamente pilotadas


Por: Redação OD
No período de 30 de Novembro de 2015 a 20 de Maio de 2016 dois integrantes da Equipe GOLF realizaram o processo de formação exigido para operar o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) FT-100 da Flight Technologies. Esse PRODE tem como objetivo aumentar a consciência situacional por parte dos comandantes em todos os níveis e, devido sua natureza tática de emprego (SARP Categoria 1), possui a capacidade de ser transportado junto do militar em seu fardo de combate específico, durante a infiltração da Equipe de Precursores, até próximo de seus objetivos e cumprir missões de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA) com alcance de até 12Km do seu ponto de decolagem.


Desta forma esse novo sistema se apresenta como a mais nova ferramenta disponível no 4º Dst Prec Pqdt – Dst IRVA. A formação da guarnição de Operadores de SARP da Cia Prec Pqdt foi dividida em duas Fases:
1 - a primeira com a realização do Estágio de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas no 3º GAAAe, em Caxias do Sul-RS, onde os militares receberam o primeiro treinamento com aeromodelos treinadores visando a proficiência na pilotagem através comando Rádio Controle; e,

2 - a segunda com a realização do Curso de Operador de Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas na empresa Flight Technologies, em São José dos Campos-SP e Tremembé-SP, onde os referidos militares aprenderam a operação do SARP propriamente dito, realizando missões de voo com a prática de Observação Aérea, Reconhecimento Aéreo e Vigilância de pontos específicos.

Cabe ainda ressaltar o apoio irrestrito despendido pela EsACosAAe em auxiliar no treinamento com aeromodelos treinadores através de sua Seção de Alvo Aéreo. Apoio este que foi fundamental para a manutenção do adestramento e ao êxito no cumprimento da missão de formar a primeira guarnição de Operadores de SARP da Cia Prec Pqdt. Por hora a Cia Prec Pqdt encontra-se com mais quatro militares em processo de formação a fim de ampliar a capacidade de emprego dos SARP nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e desta forma facilitar o processo de tomada de decisão do Escalão Apoiado.
Infiltra, Detecta e Reconhece!








FONTE: Companhia de Precursores Pára-quedista

Nenhum comentário: