quarta-feira, 27 de julho de 2016

Destacamento Especial de Engenharia do Exército usará robôs na defesa dos Jogos Olímpicos


Por: Redação OD
O Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos (Dst Esp E DAE) foi criado para gerenciar os robôs que serão utilizados durante os Jogos Rio 2016. É composto por vinte militares, sendo sete operadores de desativação de artefatos explosivos, seis operadores de robô e sete militares do grupo de apoio. No Destacamento existem diversos militares especialistas, com formação na Espanha e Colômbia. 


Segundo o Major Carlos José de Oliveira Silverio, Comandante do Dst Esp E DAE, a criação do Destacamento possibilitou a aquisição de equipamentos especializados e de militares altamente capacitados, prontos para atuar na defesa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Esse será mais um legado de pessoal e material que ficará para o Exército Brasileiro. Durante a atuação nos Jogos, serão empregados dois robôs, que possuem tecnologia alemã: o Telemax e o Teodor. 

O primeiro fará trabalhos que exijam mais agilidade e versatilidade. Já o segundo, tarefas que exijam mais robustez. Os principais equipamentos dos robôs são raio x, bloqueador de radiofrequência, canhão de disrupção de água, sensores químicos, biólogos, radiológicos e nucleares (QBRN) e arma calibre 12. Esses dispositivos serão  utilizados ostensivamente na desativação de artefatos explosivos durante os Jogos Rio 2016.
Emprego real


No dia 19 de julho, os robôs foram utilizados em emprego real na estação de trem de Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro. Uma bolsa foi deixada no local e o Dst Esp E DAE foi acionado. Os robôs identificaram que não passava de uma bolsa feminina, que tinha sido esquecida na Estação.








FONTE: CCOMSEX

Nenhum comentário: