sábado, 4 de novembro de 2017

AMAZONLOG17: Exercício multinacional interagências de logística humanitária entra na fase final de preparo


Por: Redação OD

O AMAZONLOG17, exercício multinacional interagências de logística humanitária, que será realizado em Tabatinga (AM), entre os dias 6 e 13 de novembro, encontra-se na última fase de preparação. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, ocorreu a concentração dos militares componentes das 14 células do Estado-Maior Combinado Multinacional na área da ação, localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. Os militares iniciaram os trabalhos finais de coordenação e controle, com vistas à execução do grande exercício logístico, inédito na América do Sul.


Ao mesmo tempo, está sendo finalizada a montagem da Base Logística Multinacional Integrada (BLMI). A estrutura será o coração do AMAZONLOG17, onde trabalharão e ficarão alojados os cerca de 1.940 militares do Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Peru, além de observadores militares de nações amigas e integrantes de agências governamentais dos países participantes do exercício, bem como equipes de imprensa cadastradas. A partir de lá, serão coordenados os Problemas Militares Simulados (PMS) e Ações com Tropas e Meios, que constituem a dinâmica da execução do exercício multinacional.


A BLMI foi concebida em overlays, estruturas temporárias que permitem a rápida montagem e prática manutenção. Os meios para sua construção foram disponibilizados pela Base de Apoio Logístico do Exército, que realizou uma complexa operação de transporte do material, do Rio de Janeiro a Tabatinga, utilizando os modais rodoviário e fluvial, sob a coordenação do Comando Logístico. No dia 6 de novembro, tudo estará pronto para o AMAZONLOG17. Além das ações humanitárias na área da Pan-Amazônia, será realizada uma ação cívico-social, beneficiando a população local com atendimentos médicos e odontológicos, proporcionados pelo Hospital de Campanha, cuja estrutura foi desdobrada na BLMI.








FONTE: Agência Verde Oliva / Fotos: Cap Alzimir e ST Edmilson

Nenhum comentário: