sexta-feira, 24 de junho de 2016

Ministro da Defesa visita Corumbá e Ladário durante Operação “Ágata 11”

Ministro Raul Jungmann acompanhou as explanações sobre a operação nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Por: Redação OD
O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve nos municípios de Corumbá (MS) e Ladário (MS), no dia 18 de junho, para acompanhar as ações das Forças Armadas brasileiras em contribuição aos Órgãos de Segurança Pública Federais, durante a Operação “Ágata 11”. O Ministro chegou às 9h, no Aeroporto Internacional de Corumbá. Participou de uma apresentação realizada pelo Comandante da Força Naval Componente (FNC), Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, e em seguida se deslocou para um posto de bloqueio de controle de estrada, instalado na fronteira do Brasil com a Bolívia. Na sequência navegou na hidrovia do Rio Paraguai, conheceu um posto de bloqueio de controle fluvial e depois embarcou no Navio Transporte Fluvial “Almirante Leverger”.

Durante a navegação, no Rio Paraguai, o Ministro da Defesa pôde verificar os atendimentos médicos e odontológicos à população ribeirinha do Pantanal Sul-Mato-Grossense, realizados pelo Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, da Marinha e pela embarcação “Forte Coimbra”, do Exército Brasileiro. Para Raul Jungmann, a presença do Estado Brasileiro, em uma região de fronteira, exige que as instituições trabalhem de forma integrada. “A Operação “Ágata 11”, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está sendo um sucesso. Ela está conseguindo através de interceptações, inspeções, patrulhas, apreensões e outras ações, inibir a continuidade do crime”, afirmou o Ministro em coletiva realizada no cais do Comando do 6º Distrito Naval. Durante a visitao Ministro Raul Jungmann esteve acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; do Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Araken de Albuquerque; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, além de outras autoridades civis e militares.
Ministro da Defesa percorreu a hidrovia do Rio Paraguai

Operação “Ágata 11”

A “Ágata 11” acontece às vésperas dos Jogos Olímpicos – Rio 2016. Em função do evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse toda a faixa de fronteira terrestre, e em áreas específicas de fronteira fluvial, assim como ocorreu em edições anteriores desta operação. Durante a mobilização, militares estarão atentos aos principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais. A ação conta com 18 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Além desse total, participam agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Fundação Nacional do Índio, Agência Nacional de Aviação Civil, Agência Brasileira de Inteligência, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério Público Federal, Ministério Público Militar, entre outros. A Operação “Ágata” é a maior mobilização realizada pelo Brasil no combate aos ilícitos de norte a sul do País.

FONTE: CCSM

Nenhum comentário: