sexta-feira, 24 de junho de 2016

Centro de Instrução de Blindados qualificando e formando as guarnições dos Leopard 1A5 BR


Por: Alexandre Martins da Fonseca
A formação das guarnições de Carro de Combate (CC) tem sido regulada pelo Programa Padrão de Qualificação - PPQ 02/2 - Qualificação do Cabo e do Soldado de Cavalaria (2001) e o Programa Padrão de Treinamento Específico de Motorista de Viaturas Blindadas - PPT 17/1 (2002), documentos que regulam a qualificação de todos os cargos específicos da cavalaria mecanizada e blindada de forma generalista. Ocorre que, com a aquisição das Viaturas Blindadas de Combate – Carro de Combate (VBCCC) Leopard 1 A5 BR em setembro de 2011, surgiu a necessidade de especificar a qualificação das guarnições de carro de combate, de forma a melhor capacitar os militares para a operação deste novo e complexo produto de defesa adquirido. Inicialmente, foi elaborado em 2011 uma proposta de Programa Padrão (PP), a qual foi revisada em 2015 por um grupo de trabalho coordenado pelo Comando Militar do Sul e integrado por militares do Centro de Instrução de Blindados e dos Regimentos de Carros de Combate.


Fruto deste trabalho, foi concebida a proposta do PPQ 02/2A - Programa Padrão de Instrução Individual de Qualificação da Guarnição de Carro de Combate Leopard 1 A5 BR, que se encontra em fase de aprovação pelo Comando de Operações Terrestres – COTER. A proposta do PPQ 02/2A regula a aplicação da instrução individual para a qualificação dos integrantes da guarnição de carros de combate (Gu CC) – atirador (Atdr), motorista de carro de combate (Mot CC) e auxiliar do atirador (Aux Atdr), de forma a capacitá-los a exercer suas respectivas funções relativas à VBCCC Leopard 1 A5 BR. Para tal, as disciplinas, unidades didáticas, assuntos e objetivos propostos estão intimamente relacionados às peculiaridades destas funções, sendo organizados no corpo do PP nos seguintes capítulos:

- Objetivos e Tarefas Individuais comuns a toda Guarnição do CC: englobam as instruções necessárias ao treinamento multifuncional, que consiste em ministrar assuntos sobre funções diversas da específica do militar, deixando-o em condições de substituir, emergencialmente, qualquer membro da guarnição CC;
- Objetivos e tarefas específicos para o auxiliar do atirador: que abrangem as instruções do Curso de Formação de Soldados (CFSd) Aux Atdr; - Objetivos e tarefas específicos para o motorista: tratam das instruções do Curso de Formação de Cabos (CFC) – Mot CC;
- Objetivos e tarefas específicos para o atirador: abrangem as instruções do Curso de Formação de Cabos – Atdr CC; e
- Objetivos e tarefas da guarnição do carro de combate: visam a interação entre os elementos das Gu CC por meio de tarefas integradoras dos objetivos individuais de instrução, ou seja, as tarefas impostas à guarnição correspondem à ações particulares de cada militar dentro de sua função.

É importante ressaltar que o treinamento multifuncional não habilita o militar a exercer, em condições de normalidade, cargo diverso do qual tenha sido formado. Exemplo: a conduta auto realizada na fase de instrução comum não habilita o Auxiliar do Atirador a dirigir a VBCCC. O militar não habilitado somente poderá realizar as tarefas abrangidas pelo treinamento multifuncional em situações emergenciais, ou em situação de guerra. Os cargos de auxiliar do atirador serão ocupados pelos militares que concluírem com aproveitamento o CFSd, sendo que, todos os soldados do efetivo variável em guarnições CC serão qualificados Aux Atdr no ano de seu serviço militar inicial.

A qualificação do Atdr e do Mot CC será mediante CFC, atividade na qual serão matriculados os Sd que concluíram com aproveitamento o CFSd no ano anterior. Esta proposta de PP estabelece ainda que a operação da VBCCC Leopard 1 A5 Br está condicionada à conclusão com aproveitamento dos diversos cursos (CFC e CFSd), dentro de cada função na Gu CC. Assim, não será permitido que um militar não formado ou que não tenha concluído com aproveitamento sua formação exerça qualquer atividade no carro de combate. O Comandante é o responsável pela direção de instrução de sua OM e, para tanto, deverá ser assessorado pelo S3 e pelo chefe da seção de instrução de blindados (SIBld) do regimento.

Por fim, as tropas blindadas são os elementos de decisão no combate moderno, sendo efetivamente capazes de exercer a dissuasão. A proposta do PPQ 02/2A, elaborada em 2015, visa atender à necessidade de regulação da Instrução Individual de Qualificação da Guarnição de Leopard 1 A5 BR conduzida pelos Regimentos de Carros de Combate dotados deste material. A dissuasão desejada será obtida no momento em que as guarnições estiverem adestradas, dominando o conhecimento, possuindo as habilidades necessárias para operar seus blindados e atuar de forma a decidir o combate.
AÇO..BOINA PRETA .... BRASIL!!!

Nota do Editor - Referência: " PPQ 02/2A – Proposta de Programa Padrão de Instrução Individual de Qualificação da Guarnição de Carro de Combate Leopard 1A5 BR (2015)”.
Nota da Redação: O Autor do artigo, Srº Alexandre Martins da Fonseca é Oficial da Arma de Cavalaria e Instrutor nas áreas de técnica, tática, e simulação virtual do CI Bld, e contou com a revisão e aprovação do texto pelo Srº Ádamo Luiz Colombo da Silveira – TC da Arma de Cavalaria e Comandante do Centro de Instrução de Blindados

Nenhum comentário: