terça-feira, 2 de outubro de 2018

200 Policiais de elite em ação anti-terrorismo na França

Imagem não oficial de membros da BRI da Police Nationale da França, unidade que participou da ação de hoje em Grand-Synthe. Foto de Michel Stoupak.
Por: Redação OD 
Comentários de Yam Wanders.

Uma mega operação ocorreu e continua em curso na França desde essa manhã dia 2 de outubro, na região de Grande-Synthe (Nord, cidade de 23 mil habitantes proxima a Dunkerque) visando a desestruturação preventiva de um grupo de terroristas islâmicos que pretendiam efetuar ações diversas a partir da sede da "l'association musulmane chiite Centre Zahra France".


De acordo com informações já divulgadas pela "BRI (Brigade de Recherche et d'Intervention) e do  Raid"(Unidades de elite da Polícia Nacional Francesa), pelo menos 15 elementos estão detidos e grande quantidade de armas e munições em grande quantidade, drogas e outros ítens proibidos que vão desde produtos quimicos até equipamentos de uso tàtico eletrônicos e de radiocomunicação foram apreendidos na ação de hoje.



Membros da BRI, unidade de elite da Police Nationale, que age em conjunto com o RAID em ações extremas como a busca de explosivos e elementos escondidos em edificações. Foto ilustrativa por Michel Stoupak.

A referida associação islâmica já era observada e investigada a pelo menos um ano e nos últimos seis meses antes da ação das autoridades policiais foram coletadas provas das mais diversas que vão desde o testemunho de ex-integrantes, discursos de ódio aos europeus, comunidade judaica e árabes que não compactuam com o terrorismo islâmico e até gravações efetuadas por agentes infiltrados.
A associação pretendia efetuar ataques contra alvos civis de grande circulação de pessoas na região de Paris e em locais de concentração da comunidade iraniana residente na França, com o objetivo duplo de eliminar iranianos oponentes do islã na Europa e incriminar movimentos nacionalistas franceses.

O mais curioso durante as buscas na Mesquita foi o fato de que as forças policiais engajadas na operação encontraram todas as armas (modelos ainda não especificados) na sala principal de orações!
A associação islamica em questão existe informalmente à mais de 10 anos, oficialmente desde 2015,  e, recebe desde então auxilio financeiro do governo como entidade filantropica de cunho religioso e também recebe auxilio de entidades governamentais do Irã e Arábia Saudita.

A operação preventiva anti-terrorismo foi conduzida em paraleloo com o desmantelamento de um campo de refugiados (todos homens e jovens na maioria) na região periférica da cidade de Grand-Synthe, o que impediu eventuais aglomerações e movimentos de protestos que pudessem causar disturbios durente a ação de intervenção na associação islãmica que estava envolvida com a organização de atos terroristas na França. Em torno de 700 elementos foram detidos e  encaminhados  para transferencia à centros de triagem e controle de imigração.  A associação Zahra France era observada e investigada também por efetuar operações de cooptação de jihadistas para luta na Siria e Africa, e, também por cooptar jovens para ações criminosas e terroristas na França.


As ações de busca e captura se extenderam por centenas de residências de integrantes da associação e de outras associações tais com; France Marianne Télé, Fédération Chiite de France et Parti Antisioniste, todas interligadas entre si e prestando apoio efetivo a associação Centre Zahra France. Não há por enquanto previsão do fim da operação e ainda não foram divulgados maiores detalhes e imagens da operação pelas autoridades policiais francesas.

Com informações da Agence France Press, France 3, Nord Presse, BFMTV, e RT Television France.

 Terrorismo e  política do "exagero reverso"
 Por: Yam Wanders.



Como podemos ver no print da mensagem do Sr.Ministro da Justiça do Interior da França, que é o Chefe das Polícias, o agradecimento é evidente e obviamente bem vindo depois do sucesso de uma ação de grande importância como essa, porém o que sempre fica no ar depois desse tipo de situação é a divergência de informações que chega ao público, a diferença de situações que mostra extremos dos pontos de vista do governo francẽs, da imprensa no geral e das testemunhas dos fatos. Como descrito na mensagem do Sr. Ministro, a felicitação aos policiais engajados na ação é seguida da especificação da "detenção" de apenas três elementos em situação de porte ilegal de armas e uma averiguação da situação de proferimento de discursos de ódio, o que obviamente é uma minimização de situação. 
Pois bem, então deixemos de lado as informações sobre os demais 11 elementos detidos, da grande quantidade de armas e da já declarada ação que foi precedida de um ano de investigação e do emprego de um efetivo de duzentos policiais (200) de elite incluíndo o famoso RAID! Tudo isso apenas para 3 delinquentes com armas ilegais (presumindo-se que sejam armas de punho do tipo pistolas) e uma situação de discurso de ódio em redes sociais?!? O tipo de ocorrência que qualquer dupla de policiamento a pé poderia facilmente resolver...

Porém o que estamos vendo na França e em muitos  outros países da Europa ocidental é a constante minimização de situação, um esforço de reduzir ao máximo a amplitude dos fatos quando se é impossível ocultá-los.
Nos últimos 10 anos a França se tornou um dos países mais perigosos da Europa em diversos aspectos, com aumento da criminalidade e principalmente de atentados terroristas com o uso das mais diversas táticas e ações. 
De acordo com fontes diversa de dentro das próprias forças de ordem e de outros especialistas*, a criminalidade no geral já é uma das modalidades de terrorismo e o pior de tudo é que, todos os meses, pelo menos dois atentados são evitados por ações de grande porte como a efetuada hoje na cidade de  Grande-Synthe (Nord), mas a informação ńem sempre é levada a conhecimento público. 
Se de um lado, devemos ter um grande sentimento de gratidão ao empenho das Forças Policiais e Militares (Police National e Gendarmerie) pelo empenho de debelar ações terroristas antes mesmo que estas se coloquem em campo para ação, de outro, quais os tipos de questionamentos que devemos ter pelo Governo, que nos últimos dois mandatos de um partido considerado pelos franceses como "ausente de lisura e confiança" somente deixou aumentar todo o tipo de problema social e político, que colabora para o aumento da criminalidade e do terrorismo islamico na França?

Nas grandes mídias o debate é sempre relativizado, com hora a imprensa alegado que medidas de restrição de informações são para evitar problemas de pânico entre a população civil e para evitar que as ações sejam prejudicadas em suas investigações, e, hora sendo evidente que existe um esforço conjunto da grande mídia para evitar desgastar a imagem já abalada do governo atual e anterior que cada vez mais se mostra incapaz de gerenciar crises no âmbito preventivo e reativo.


Nenhum comentário: