terça-feira, 23 de março de 2021

3 anos do heroísmo do Coronel Arnaud Beltrame, tombado em combate ao terrorismo islâmico

 

Coronel Arnaud Beltrame, deu sua vida para que outros pudessem viver! Foto via Gendarmerie Nationale.

Por Yam Wanders

Arnaud Beltrame , nascido em18 de abril de 1973em Étampes ( Essonne ) e morreu em serviço em24 de março de 2018em Carcassonne ( Aude ), é um oficial sênior da gendarmerie francesa . Ele é conhecido por ter voluntariamente tomado o lugar de refém durante o ataque terrorista em23 de março de 2018em Trèbes e sucumbindo aos ferimentos recebidos durante este evento. Seu sacrifício teve um grande impacto na França e no exterior, e lhe rendeu homenagens nacionais e internacionais.

Sua carreira militar

Depois de estudar na classe preparatória de 1991 a 1994 no colégio militar de Saint-Cyr-l'École 7 (foi reprovado várias vezes para integrar a escola militar especial de Saint-Cyr ), Arnaud Beltrame cumpriu o serviço militar em 1995 , primeiro como oficial da reserva na Escola de artilharia , em seguida, como aspirante ao 35 º pára-quedas regimento de artilharia de Tarbes .

Mais tarde tornou-se um oficial da reserva no ativo (ORSA) no 8 º Regimento de Artilharia em Commercy, O Segundo Tenente Arnaud Beltrame ingressou na Escola Militar de Armas Combinadas em 1999, na qual se graduou na promoção da Campanha Italiana em 2001. Promovido a tenente do serviço ativo, escolheu então a Gendarmaria (Polícia Militar Francesa) e ingressou na Escola Nacional de Oficiais da Gendarmaria, onde se formou novamente na promoção Capitão Gauvenet 10 em 2002.

No final de seu treinamento, ele foi designado de 2002 a 2006 no esquadrão 16/1 do grupo blindado da gendarmaria móvel Satory , onde comandou um pelotão de VBRG (veículos blindados). Em 2003, foi um dos sete selecionados entre oitenta candidatos para integrar o esquadrão de intervenção de pára - quedas da Gendarmaria Nacional (EPIGN), um dos componentes do Grupo de Segurança e Intervenção da Gendarmaria Nacional .

Em particular, ele obteve a qualificação de salto operacional . Ele foi promovido a capitão em 1 de agosto 2005, ano em que assegurou, durante uma missão no Iraque , a exfiltração de um cidadão francês. Esta missão liderada por Arnaud Beltrame com risco de vida rendeu-lhe a condecoração da Cruz de Valor Militar com citação à Ordem da Brigada.

Em 2006, ele se juntou a Guarda Republicana como comandante da primeira Cia de segurança e honra do 1° Regimento de Infantaria da Guarda em Nanterre. Ele foi promovido a líder de esquadrão em1 ° de janeiro de 2010.

Na Cia de Gendarmerie provincial de Avranches de 2010 a 2014, tornando-se então assessora do Secretário-Geral do Ministério da Ecologia. Em 2014, sua ambição de se tornar general foi abalada por um terceiro fracasso na École de guerre , mas obter um MBA em 2015 permitiu-lhe considerar uma nova candidatura em 2018 14 .

Em 2015, ingressou no curso do Institut Supérieur du Commerce de Paris e da European School of Economic Intelligence , onde se formou em 2016 com o título de consultor em inteligência econômica. Ele foi promovido a tenente-coronel em 2016. Em agosto de 2017, tornou-se oficial de comando adjunto (OAC) do grupo da Gendarmaria de Aude.

Foto via Gendarmerie Nationale.
Origens e família

Arnaud Jean-Georges Beltrame nasceu em 18 de abril de 1973em Étampes , em Essonne 1 . Filho de Jean-François Beltrame e Nicolle Beltrame, tem dois irmãos: Damien e Cédric.

Sua família materna é de Trédion , em Morbihan , onde seus avós eram agricultores. Nicolle, sua mãe, voltou a se estabelecer em sua cidade natal quando se aposentou.

O 16 de agosto de 2017, seu pai, de 71 anos, sai para o mar aos comandos de seu barco em Port-Camargue . O barco foi descoberto um mês depois, não muito longe de uma praia em Bouches-du-Rhône . Jean-François Beltrame teria deixado uma carta na capitania de Grau-du-Roi indicando que não voltaria.
Seu corpo foi encontrado em Grau-du-Roi emfevereiro de 2018, nas redes de um barco pesqueiro 4 , 5 . Ele está enterrado em16 de março de 2018, uma semana antes da morte de Arnaud Beltrame 6 .

Ele contraiu um primeiro casamento religioso em 2001 (que obteve nulidade em janeiro de 2018) com Anne-Gaëlle, uma amiga de infância.

No final de 2014, ele rompeu com sua companheira Maria, uma jovem russa com quem morou por seis anos.

O 27 de agosto de 201618 , Arnaud Beltrame casou-se civilmente com Marielle Vandenbunder, veterinária da reserva africana de Sigean , natural de Marcq-en-Barœul, que ele conheceu em um site de namoro para cristãos. Tendo se tornado católico praticante aos 33, 18 anos, ele se casaria religiosamente com ela em 9 de junho de 2018, em Trédion .

Maçom , ele foi iniciado em 22 de dezembro de 2008 na Loja “Jérôme Bonaparte” em Rueil-Malmaison na Grande Loge de France (GLDF). Assíduo, ele foi elevado ao posto de mestre em abril de 2012. A GLDF presta homenagem a ele através da voz de Philippe Charuel , grão-mestre desta obediência. Segundo o jornal católico La Croix , ele teria se distanciado da Maçonaria alguns anos antes de sua morte, o que é negado pela GLDF.

O 19 de abril de 2018, a sua obediência presta-lhe uma homenagem solene através de um "traje fúnebre" que se realiza na sede da associação na presença do grão-mestre. Durante esta cerimônia na presença de numerosos dignitários da Maçonaria francesa e figuras públicas, Philippe Charuel anuncia que um templo levará seu nome na sede da obediência.

Ato de coragem durante o ataque terrorista de 23 de março de 2018 em Carcassonne e Trèbes

O 23 de março de 2018, ao ser confrontado com uma tomada de reféns na Super U de Trèbes - o terrorista islâmico Redouane Lakdim acabava de matar duas pessoas, e ele "toma o lugar dos reféns no final das negociações com o autor do crime" , conforme explicado pelo público procurador de Paris , François Molins . É 11h28m quando Arnaud Beltrame entra na sala de supermercado, onde os terroristas estão escondidos. Substitui a última refém detida, Julie, caixa da loja com 40 anos. Seu contato direto com o terrorista durou quase três horas.

Então, pouco antes de 14:00 pm, com a tentativa terrorista para desarmar o gritando "Attack! assalto! » Para alertar as forças de intervenção . Lakdim então abre fogo várias vezes contra o oficial antes de esfaqueá-lo. O Ministro do Interior indica que Arnaud Beltrame "tinha deixado o telefone aberto sobre a mesa (...) e foi quando ouvimos os tiros que o GIGN interveio" , disparando contra o terrorista , que alegou fazer parte do grupo jihadista Estado Islâmico.

O Coronel Arnaud Beltrame é descoberto em estado gravíssimo, atingido por três ou quatro disparos não letais, no antebraço, nas mãos e nos pés. Impactos de 9 mm que sugerem que Radouane Lakdim disparou contra Sig Sauer do Coronel. Este último foi transportado para o hospital Carcassonne , onde sucumbiu aos ferimentos na noite de 23 para 24 de março de 2018.

A autópsia revelará que se os ferimentos à bala não foram letais, sua morte se deveu a "um ferimento gravíssimo na traqueia e laringe por facada" , neste caso uma faca de caça, que resultou em parada respiratória. Arnaud Beltrame morreu, portanto, por ter sido “apunhalado na garganta”, tendo as autoridades demorado a comunicar sobre esta lesão cervical em absoluto respeito pela dignidade das vítimas.

Poucas horas antes de sua morte, o padre Jean-Baptiste Golfier 35 , cônego da Abadia de Sainte-Marie de Lagrasse , deu-lhe a bênção apostólica e administrou a unção dos enfermos.

Na RTL , Nicolle Beltrame, mãe de Arnaud Beltrame, lembra que ele disse: “Estou fazendo meu trabalho, mãe, só isso. “ Ela continua: “ Não me surpreende, ele sempre foi assim (...). Para ele, esta é a sua razão de viver, em defesa do seu país ”. Marielle Beltrame, sua esposa, disse à revista La Vie : “Ele se sentia intrinsecamente um policial. (...) Mas não podemos entender seu sacrifício se o separarmos de sua fépessoal. É o gesto de um gendarme e o gesto de um cristão. Para ele os dois estão ligados, não podemos separar um do outro. Arnaud voltou à fé de forma forte por volta dos trinta. (...) O funeral do meu marido será em meados da Semana Santa , após a sua morte numa sexta-feira, mesmo na véspera do Domingo de Ramos , o que não é trivial aos meus olhos. É com grande esperança que espero celebrar com ele a ressurreição da Páscoa ” 37 .

Homenagens e funerais

Em 25 de março, as bandeiras e estandartes da Gendarmaria, como os da Assembleia Nacional , estavam a meio mastro. Muitas pessoas fazem a viagem para colocar flores, velas, desenhos ou outros objetos. Em 26 de março, a Gendarmeria Nacional postou uma coleção de condolências em seu site. Em menos de 48 horas, mais de 3.000 mensagens foram inseridas. Nas redes sociais, as homenagens vêm de todo o mundo. Muitas personalidades prestam homenagem a ele, assim como a polícia nacional , o quartel-general da polícia , o corpo de bombeiros , o exército e outras organizações.

No domingo, 25 de março de uma missa Requiem pelas vítimas deste ataque é efetuada por Sua Eminência Alain Planeta , bispo de Carcassonne , na igreja de St. Stephen Trebes .

Durante a homilia, este sublinhou: «Sei hoje, pelos numerosos testemunhos que recebi, que o Tenente-Coronel Arnaud Beltrame uniu à sua dedicação de soldado a fé de um cristão 40 » . Por sua vez, o semanário cristão La Vie traça um paralelo entre o sacrifício do gendarme e o de São Maximiliano Kolbe , que voluntariamente assumiu o lugar de deportado para Auschwitz.e foi executado em 1941 pelos nazistas.

Terça-feira 27 de março, o corpo do oficial sai do aeroporto de Carcassonne em avião militar para a base aérea Villacoublay 42 , na região de Paris, onde lhe são prestados tributos militares da gendarmaria na presença do Ministro do Interior, Gérard Collomb , que relembrou a sua bravura e heroísmo.

O ministro condecorou Arnaud Beltrame, postumamente, com a medalha da Gendarmaria Nacional com palma de bronze por ter recebido citação à Ordem da Gendarmaria, com a medalha de honra por ato de coragem e dedicação (ouro) e a medalha da segurança interna ( ouro).

O corpo do Tenente Coronel Arnaud Beltrame é então transportado para os quartéis Tournon , no 6 º distrito de Paris , onde, de acordo com a família, uma vigília por seus "irmãos de armas" foi organizada.

Foto via Gendarmerie Nationale.

Nesse mesmo dia, foi promovido em caráter excepcional ao posto de Coronel postumamente e citado na Ordem da Nação

No dia seguinte, quarta-feira, 28 de março, o caixão é transportado em frente ao Panteão , de onde parte uma procissão fúnebre para os Invalides pelo cais do Sena. O carro funerário é precedido por motociclistas da gendarmaria e cercado por guardas republicanos montados a cavalo. É a primeira vez, tanto quanto é do conhecimento do historiador Christian Amalvi, que uma homenagem nacional é precedida por tal procissão.

A cerimônia de homenagem nacional é presidida pelo Presidente da República Emmanuel Macron no pátio do Hôtel des Invalides, na presença de três ex-Presidentes da República (Valéry Giscard d'Estaing, Nicolas Sarkozy e François Hollande) e muitas figuras políticas.

As bandeiras estão a meio mastro em todo o país. A cerimônia é excepcionalmente aberta ao público. No elogio , o Presidente da República indica que "o nome de Arnaud Beltrame passou a ser o do heroísmo francês, portador deste espírito de resistência que é a afirmação suprema do que somos". Ele foi nomeado, postumamente, Comandante da Legião de Honra .

Em todo o mundo, o sacrifício do tenente-coronel da gendarmaria suscita muitas homenagens. Ele está nas primeiras páginas de muitos jornais estrangeiros e sua história é amplamente comentada nos canais de televisão de todo o mundo.

Em um tweet datado de 25 de março, Nota 1 , o presidente dos Estados Unidos Donald Trump homenageia Arnaud Beltrame: "A França homenageia um grande herói".

Em 26 de março, o Papa Francisco declarou: “Saúdo em particular o gesto generoso e heróico do Tenente-Coronel Arnaud Beltrame, que deu a vida para querer proteger as pessoas”.

O funeral religioso acontece na catedral de Saint-Michel em Carcassonne em 29 de março e o Coronel Beltrame é sepultado no cemitério de Ferrals-les-Corbières, onde residia.

No outubro de 2020, uma polêmica segue a cobertura mediática da placa comemorativa do falecido: a expressão “Vítima de seu heroísmo” dificilmente é aceita por certos comentaristas e tomadores de decisão política, porque a redação não implicaria diretamente os terroristas. Muitos partidos e movimentos políticos da esquerda francesa que são simpatizantes de causas islâmicas relativizaram o ato de heroísmo em preferência a uma também relativa vitimização dos terroristas, considerados por certos movimentos sociais como "vítimas do sistema racista da França".





Condecorações do Coronel Arnaud Beltrame

França postumamente (2018)
Pelo Presidente da República Emmanuel Macron , durante a homenagem nacional no Hôtel des Invalides em 28 de março:
- Comandante da Legião de Honra Comandante da Legião de Honra 65 com citação à Ordem da Nação.

Pelo Ministro de Estado, Ministro do Interior Gérard Collomb , na base aérea de Villacoublay 107 em 27 de março :
- Medalha da Gendarmerie Nacional Medalha da Gendarmaria Nacional com palma de bronze por menção à ordem da Gendarmaria.

- Medalha de Honra por Ato de Coragem e Dedicação, Ouro Medalha de Honra por Ato de Coragem e Dedicação, Ouro 65

- Medalha de Segurança Interna, Ouro Medalha de segurança interna.

Durante serviço ativo

Por decreto presidencial:
- Cavaleiro da Ordem do Mérito Nacional Cavaleiro da Ordem do Mérito Nacional (2012).

Por decreto ministerial:

- Cruz de bravura militar com estrela de bronze Cruz de Valor Militar com Estrela de Bronze para Menção à Ordem da Brigada (2007).
- Medalha de Defesa Nacional, Nível Ouro Medalha de Defesa Nacional, Gold Echelon (2009) 70 com clipes de "Tropas Aerotransportadas" e "Guarda Republicana".
- Medalha de Honra (universal-1) ribbon.svg Medalha de Honra de Relações Exteriores , Etapa de Prata (2006).

Alemanha

Pelo Deutscher Olympischer Sportbund :
- GER DOSB Sports, Medalha esportiva (disciplina, nível e data desconhecida).



  • Com informações da Gendarmerie Nationale (Polícia Militar da França) e Éditions de l'Observatoire,20 de junho de 2018, 192 p. ( ISBN 979-10-329-0486-2 , aviso BnF n o FRBNF45609708 ) via redação Orbis Defense Europe.

Nenhum comentário: