terça-feira, 16 de maio de 2017

Primeira leva de militares do 26º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais embarcou hoje para Haiti


Por: Redação OD
O primeiro grupo do 26° Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais começou a embarcar hoje, no Aeroporto do Galeão, em voos da Força Aérea Brasileira com destino ao Haiti. Esta será a última missão dos Fuzileiros no país após 13 anos de serviços prestados à ONU. Ao todo a Marinha enviou para o Haiti 6.135 militares, divididos por 26 contingentes.


Desde 16 de janeiro, os militares do 26º Grupamento passaram por uma preparação específica que envolveu exercícios de primeiros socorros, controle de distúrbios, patrulhas mecanizadas e a pé, “check points”, controle de comboio, segurança de autoridades, realização de Ações Cívico Sociais, ocupação e operação de Ponto Forte, além de instruções sobre o Direito Internacional dos Conflitos Armados. A preparação também contou com o Adestramento Batalhão de Proteção, realizado em Itaóca (ES) de 19 a 30 de abril.


Em 12 de maio ocorreu a Cerimônia de Ativação do 26° Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – Haiti. Durante a solenidade no Pátio Brigada Real da Marinha, no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador, os 175 militares selecionados para a missão fizeram a troca do gorro camuflado pelo gorro azul, símbolo dos Mantenedores da Paz das Organizações das Nações Unidas (ONU). A cerimônia militar foi presidida pelo comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval)  Cesar Lopes Loureiro.







Nenhum comentário: