sexta-feira, 19 de maio de 2017

NUCLEP participa da reunião sobre projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) em São Paulo


Por: Redação OD
O diretor comercial interino, Ricardo Corrêa, esteve, nesta quarta-feira (17/05), na reunião de início do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será construído em Iperó, município do interior paulista, junto ao Centro Experimental de ARAMAR da Marinha do Brasil, onde é desenvolvido o protótipo do submarino nuclear brasileiro. 

Palestra "Escopo e Estrutura do Empreendimento RMB", do engenheiro José Augusto Perrotta, assessor da presidência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e coordenador técnico do RMB. Apresentação feita no Simpósio Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), realizado pelo Fórum Pensamento Estratégico (PENSES) da Unicamp, em 10 de dezembro de 2013, no Auditório do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW).


O RMB é um reator de pesquisa com diversas finalidades: produção de radioisótopos para uso na medicina e na indústria; teste de materiais e combustíveis nucleares para reatores de potência; utilização de feixe de nêutrons para pesquisa científica e tecnológica em diferentes campos da ciência; análise por ativação neutrônica; produção de traçadores para aplicação em pesquisas na agricultura e meio ambiente; formação na área nuclear; e treinamento de pessoal para operação e manutenção de reatores de potência, além de ter toda infraestrutura de laboratórios para realização dos propósitos. 

O empreendimento, que prevê investimentos da ordem de 500 milhões de dólares, será dinamizador para o desenvolvimento de um grande centro de análise nacional para aplicação de radiações em benefício da sociedade. Na saúde, por exemplo, os radioisótopos são base para os radiofármacos, usados para diagnóstico e tratamento de doenças, principalmente, diferentes tipos de câncer.   A NUCLEP está qualificada para o fornecimento do RMB que será fabricado conforme o Código ASME III.

O projeto RMB é um empreendimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e está a cargo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em parceria com a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e acordo de cooperação com a Comisión Nacional de Energia Atómica (CNEA) da Argentina.
FONTE: NUCLEP

Nenhum comentário: