quinta-feira, 28 de abril de 2016

Primeira missão lançada do cosmódromo de Vostochny é um sucesso!

Foto via Agência Espacial da Rússia ROSCOSMOS

Por Redação OD


Localização do novo cosmódromo de Vostochny na Rússia oriental.
Vista explodida do foguete Soyuz 2.1A
O primeiro lançamento de um veículo espacial do novo cosmódromo de Vostochny na Rússia oriental foi um sucesso. Nessa madrugada no Brasil (exata 02:01GMT) acompanhamos pela web as notícias de veículos de comunicação da Rússia para nos mantermos atualizados da missão de lançamento do foguete de cargas Soyuz 2.1 que levou três satélites de uso aina não especificados para a órbita terrestre. Essa é a primeira missão da recém contruída base, que de acordo com a agência espacial russa ROSCOSMOS será não só a base que tornará a Rússia independente da utilização da base de Baikonur (esta é atualmente alugada para a Rússia até 2050) no Kazakistão como também será a base de lançamento de um futuro programa de uma missão lunar. Vale lembrar que a Rússia possui outras bases de lançamento de foguetes, mas que são de uso exclusivamente militar e a base de Vostochny será apenas para programas de uso civil, incluíndo os programas de cooperação com as agências do ocidente como a NASA e ESA.
O Presidente russo Vladmir Putin assitiu o lançamento via TV em canal fechado junto com seus ministros e congratulou todos da equipe do cosmódromo. 


Soyuz-2, também chamado de Soyuz-ST é o nome genérico para a nova geração de lançadores de Rússia. Pode lançar cargas para a órbita baixa e também tem um segundo estágio superior para transportar cargas mais pesadas a órbitas mais elevadas (tal como no caso dos satélites Molniya) e outros para a órbitas geoestacionária. Permite colocar cargas em órbita 8,2 toneladas, quase o dobro do R-7O terceiro estágio (estágio superior) incorpora o novo motor RD-0124, a principal diferença com o velho motor é a introdução do chamado sistema de circuito fechado, pelo qual o gás utilizado para conduzir o oxidante para a câmara de combustão é queimado mesmo em vez de ser enviada para o exterior.

O Soyuz-2 fez seu voo inaugural em 27 de dezembro de 2006, colocando em órbita o satélite europeu COROTO recipiente de carga pode ser ligado ao Soyuz-2 para transportar cargas com os seguintes diâmetros: 2,7 m; 3,0 m; 3,3 m; y 3,7 m, um recipiente para cargas maiores está disponível e tem um diâmetro de 4,11 m de diâmetro por 11,4 m de comprimento.







Abaixo algumas imagens de satélite via Google Earth do cosmódromo de Vostochny:





Ao total conseguimos identificar 5 áreas que podem ser rampas de lançamento, mas devido a falta de atualização de imagens do Google Earth, é dificil precisar o que podem ser estas construções.

Nenhum comentário: