sábado, 30 de abril de 2016

Coreia do Sul e EUA concluem o maior de seus exercícios militares conjuntos



Por Redação OD

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram neste sábado o maior de seus exercícios militares conjuntos até o momento na península coreana, marcados por um ambiente de tensão devido os recentes testes armamentistas da Coreia do Norte, que está prestes a realizar um importante congresso. O dia de hoje transcorreu sem incidentes e serviu para o desmantelamento de acampamentos e equipamento militar, segundo explicou um representante do Ministério da Defesa da Coreia do Sul à agência "Yonhap". Os aliados começaram as manobras em 7 de março, e sua magnitude foi uma resposta ao teste nuclear realizado pela Coreia do Norte em janeiro e ao lançamento de um foguete espacial - o que é considerado um teste de mísseis encoberto - em fevereiro.


Os exercícios contaram com 300 mil efetivos sul-coreanos e 17 mil americanos, além da participação do porta-aviões de propulsão nuclear USS John C. Stennis e de outras duas embarcações anfíbias de assalto enviadas pelas Forças Armadas dos EUA. A Coreia do Norte protestou energicamente contra essas manobras militares, que considera um ensaio para a invasão de seu território, e respondeu disparando vários mísseis de curto e médio alcance em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), entre eles dois que aparentemente explodiram depois do lançamento. 

A agência norte-coreana de notícias "KCNA" condenou hoje novamente os exercícios e os chamou de "a pior provocação militar na história da península coreana".Apesar ao fim das manobras, a tensão permanece alta na região, já que a Coreia do Norte realizará a partir de 6 de maio o Congresso do Partido dos Trabalhadores, que conduz o regime totalitário de ideologia Juche, o primeiro em 36 anos. Devido a esse acontecimento, muitos especialistas acreditam que a Coreia do Norte poderia estar preparando um novo e teste nuclear subterrâneo. 



FONTE: Agência EFE

Nenhum comentário: