domingo, 24 de abril de 2016

Força Aérea Brasileira realizou sua tradicional formatura em comemoração ao Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz



Por Anderson Gabino e Yam Wanders

Celebrado na manhã da última sexta-feira (22), o lema “voar, combater e vencer” ecoou na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, como parte das comemorações alusivas ao Dia da Aviação de Caça, onde o legado deixado pelos nossos heróis da 2ª Guerra Mundial continua sendo a inspiração pelos seus exemplos e os seus ensinamentos, que traçaram ­­o caminho sólido, que começou a ser pavimentado na Itália e serve de base até os dias atuais, para as novas gerações de pilotos e de pessoal de manutenção que continuam a serem forjadas dentro de um mesmo espírito, uma mesma doutrina, e que seguem sempre sendo exaltada e lembrada a cada 22 de abril.



A data relembra o dia histórico em 1945, quando o recente criado Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) realizou o maior número de surtidas em um único dia na Segunda Guerra Mundial. As solenidades contaram com a presença do Ministro de Estado da Defesa, Aldo Rebelo; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; de oficiais-generais do alto-comando da Aeronáutica, além de outras autoridades militares.  Ainda durante a cerimônia, o Ministro Aldo Rebelo, acompanhado do Tenente-Brigadeiro do Ar Rossato e do veterano de guerra Major João Rodrigues Filho, depositaram flores no túmulo do Brigadeiro do Ar Nero Moura, primeiro comandante do GAVCA. O major também hasteou a “Flâmula do Jambock”, que foi utilizada nos acampamentos durante a Campanha da Itália. 


Durante a mesma, foi concedida a Medalha Mérito Operacional "Brigadeiro Nero Moura" e os Troféus de Unidades Aéreas mais Eficientes e a de Piloto Mais Eficiente aos que se destacaram em suas áreas. O Major Adalberto de Rezende Rocha Júnior, do Esquadrão Guardião (2°/6° GAV), foi um dos homenageados. “Esse prêmio é um reconhecimento à dedicação que nós pilotos temos dentro do esquadrão”, disse. O Tenente Aviador Ribeiro passou às mãos do veterano de guerra, Capitão da reserva Osias Machado da Silva, o estandarte que tremulou nos céus da Itália, simbolizando os caçadores do presente, reverenciando os heróis do passado e inspirando os guerreiros do futuro. “Receber esse estandarte é uma alegria e um reconhecimento a todo o nosso trabalho realizado durante a guerra”, destacou o participante da guerra que, atualmente, está com 90 anos.



Ao final a tropa composta pelo efetivo da BASC, dos pilotos de caça, de caçadores da ativa e da reserva, dos ex-integrantes do 1° GAVCA, de veteranos da guerra participaram do desfile militar. A cerimônia contou ainda com a apresentação do Grupo de Ordem Elite da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). Para finalizar as celebrações foi realizada uma demonstração operacional com o emprego de Unidades Aéreas de Combate. Inicialmente aeronaves F-5M atacaram um alvo simulado lançando bombas de 500 libras, soltando, em seguida, “flare”, demonstrando a capacidade de autodefesa contra os mísseis de guiagem infravermelha. Logo depois, um outro alvo foi atacado por aeronaves A-1M com bombas de 500 libras. Por fim, as aeronaves A-1M realizaram a modalidade de Tiro Terrestre com seus canhões de 30 mm.

Galeria de fotos
Clique na foto para expandir



















































































Nenhum comentário: