sábado, 2 de abril de 2016

Tensão na fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão




Intensos confrontos começaram novamente na área de Nagorno Karabakh. Os dois lados têm relatado sobre o bombardeio de áreas da linha de frente de armas de grande calibre, morteiros, lança-granadas e artilharia. Vários loteamentos residenciais na linha da frente próximo à fronteira foram bombardeados também.
Alegadamente, uma criança foi morta e outras duas ficaram feridas, de acordo com afirmações do serviço do Ministério da república de Nagorno Karabakh. Durante as hostilidades, os dois lados efetuaram ataques ofensivos. Alguns funcionários de Nagorno-Karabakh afirmaram que as forças da república derrubaram um helicóptero inimigo. "Há vítimas em ambos os lados do confronto no Azerbaijão, que sofreram numerosas perdas em pessoal e equipamentos.
Um helicóptero foi abatido, a iniciativa em operações militares está em nossas mãos", disse o secretário do Ministério da Defesa Arménia à imprensa. No entanto, representantes do Ministério da Defesa do Azerbaijão declararam que as informações sobre as forças armadas da Armênia abatendo um helicóptero da Força Aérea do Azerbaijão não são verídicas.




As relações entre os países continuam a ser muito complexa por causa da disputa sobre os territórios de Nagorno-Karabakh que cada parte considera a sua própria. Como resultado da guerra em 1991-1994, Nagorno Karabakh é considerada território da Armênia. No entanto, o Azerbaijão continua a insistir no direito ao território em questão.
A agência de notícias Sputnik postou o vídeo de colunas de canhões autopropulsados viajam nas ruas de Stepanakert (Nagorno-Karabakh). Vídeos da instalação e posicionamento de equipamento militar na área de conflito também apareceram na Internet. O Ministério do Nagorno-Karabakh afirma que houveram vários conflitos e diversos veículos blindados foram destruídos em um contra-ataque recente.
O Ministério da Defesa do Azerbaijão não confirmar essa informação, dizendo que se trata de uma provocação da Armênia. Enquanto isso, de acordo com diversas mídias de redes sociais, os civis estão sendo evacuados da região de Ter-Ter, enquanto Nagorno-Karabakh anunciou a mobilização urgente de reservistas.


Putin exorta as partes a cessarem as hostilidades
O serviço de imprensa do Kremlin declarou que o presidente russo Vladimir Putin exortou as partes a cessar-fogo imediato. O Ministério do Exterior russo mantém contato constante com a liderança das chancelarias do Azerbaijão e da Armênia. Segundo o representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo Maria Zakharova, a Rússia está extremamente preocupada com o agravamento sério da situação em Nagorno-Karabakh.
O chanceler russo, Sergei Lavrov já entrou em contato com colegas da Arménia e do Azerbaijão e pediu às autoridades para o cessar fogo. Ambas as partes se acusaram mutuamente de violações do cessar-fogo na linha de contato entre as tropas. O Ministério da Defesa armênia disse que ao longo da linha de fronteira em Nagorno-Karabakh, violentos confrontos eclodiram entre as forças armadas do Azerbaijão e as forças da república não reconhecida de Nagorno-Karabakh.
O Ministério das Relações Exteriores do Azerbaijão acusa diretamente a Arménia como responsável pela escalada da violência. O Ministério armênio das Relações Exteriores acredita que o Azerbaijão está mentindo e agravando a situação na zona de conflito. Nagorno-Karabakh é uma região montanhosa litoral 
Fonte: Pravdareport