quinta-feira, 26 de maio de 2016

Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia realizou o seu tradicional evento de ‘Portões Abertos’


Por: Anderson Gabino Fotos: Anderson Gabino e Yam Wanders
Em alusão ao Centenário da Aviação Naval o qual será comemorado no dia 23 de agosto, o Comando da Força Aeronaval realizou no último dia 21 de maio nas dependências da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) o seu tradicional evento de ‘Portões Abertos’, o site ORBIS DEFENSE traz a todos o que de melhor aconteceu via as lentes dos seus editores. O evento proporcionou não somente ao público da Região dos Lagos, mas como de várias partes do Rio de Janeiro um dia de lazer no Complexo Aeronaval, onde as famílias puderam acompanhar de perto demonstrações aéreas e estáticas das aeronaves da Marinha, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira tendo a Esquadrilha da Fumaça como seu representante.


Ao longo do dia ocorreu várias atividades na área da Macega onde podemos citar a exposição de viaturas Blindadas e Anfíbias do CFN, demonstração do Grupamento de Cães, a tradicional Banda Marcial do Corpo e Fuzileiros Navais, e a população presente pode contar ainda com atendimento médico e odontológico, recreação infantil, entre outras atividades. O evento comemorou ainda, os 50 anos da BAeNSPA a qual é a única Base Aérea da Marinha do Brasil tendo sido criada em 10 de maio de 1966, no município de São Pedro da Aldeia e que ocupa um perímetro de 23 km. 

Em 2013, o ‘Portões Abertos’ da BAeNSPA reuniu cerca de 9.000 pessoas, este ano até uma ultima contagem feita pelo Comando da Força Aeronaval, por volta das 15 hs já estimava-se a presença de 28.000 pessoas, isso prova o sucesso do evento pois nenhuma ocorrência fora registradaCarinhosamente conhecida como MACEGA pelos aviadores navais, por conta de um tipo de vegetação nativo da região dos lagos que predomina em toda a base. Ela abriga em suas instalações os hangares dos esquadrões HU-1, HI-1, HU-2, HA-1, HS-1 e VF-1, mais unidades de apoio e médicas, assim como sua área administrativa e o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) onde é realizado os Cursos de especializações aos futuros aviadores.
CENTENÁRIO DA AVIAÇÃO DA MARINHA


No dia 23 de agosto de 2016 a Aviação da Marinha do Brasil completará 100 anos de história. Nessas dez décadas a Aviação Naval esteve presente em momentos importantes da história brasileira, criando a primeira escola militar de aviação do País e, portanto, tornando-se o berço da nossa aviação militar. Como pioneira no Brasil, a Aviação Naval contribuiu com o desbravamento das rotas aéreas do litoral e em operações de patrulha durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1941, a Aviação da Marinha cedeu pessoal, bases aéreas navais e aviões para a criação da Força Aérea Brasileira. Atualmente, além de patrulhar nossos mares e águas interiores, nossos aviões e helicópteros são rotineiramente requisitados para diversas missões, tais como atividades de busca e salvamento, assistência hospitalar aos ribeirinhos da Amazônia e Pantanal Mato-grossense, além de apoio à defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.



Nota do Editor: Um BRAVO ZULU a todos aqueles que fazem parte desta grande família da Aviação Naval...

”NO AR, OS HOMENS DO MAR”


CONTATO ! COMPANHEIROS !

AO VENTO, SOBRANCEIROS,

LANCEMOS O RONCAR
DA HÉLICE A GIRAR.

Galeria de Fotos
Clique para expandir







Momento único, membros do Comando da Força Aeronaval posam ao lado dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça





Um dos Grandes momentos esperado por todos foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Macega.




































































A Aviação do Exército sendo representada pela aeronave HA-1 Fennec do 1º BAvEx






Outro grande momento foi a apresentação da aeronave AH-11 Super Lynx do Esquadrão HA-1, que mostrou toda sua capacidade de manobra.












Esquadrão HI-1, com seu Bell Jet Ranger III



O Esquadrão HS-1 e a sua nova aeronave SH-16 Sea Hawk














O Esquadrão HU-2 com uma aeronave UH-14 fez uma apresentação com GRUMEC´s, e teve o apoio de uma aeronave UH-12 do Esquadrão HU-1


















E para coroar as belas apresentações dos esquadrões navais o Esquadrão VF-1 com seu A-4 1004 com pintura alusiva ao seus 15 anos de criação, rompeu pelos céus da macega e encantou o publico presente com suas evoluções e passagens baixas


















O EDA se despede da macega com um gostinho de que ano que vem pode ter mais...





















Nenhum comentário: