quinta-feira, 26 de maio de 2016

Esquadrão Arara faz ressuprimento aéreo para tropa do Exército na Amazônia


Por: Redação OD

Uma tripulação do Esquadrão Arara (1º/9º GAV), sediado na Base Aérea de Manaus, realizou (22/05) um ressuprimento aéreo real a partir da aeronave C-105 Amazonas. Com um alvo aquático, a missão era suprir uma tropa do Exército Brasileiro que realizava um curso de operações na selva. Totalizando 1.040 quilos de carga a bordo, composta por rações operacionais e munições, o hidropallet - suporte onde a carga é acondicionada - teve sua montagem e supervisão executada em conjunto com os mestres de cargas do próprio esquadrão da Força Aérea Brasileira e a equipe de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA) do Exército.



A missão que exige perícia dos militares foi realizada com êxito. A tripulação da FAB fez o ressuprimento na hora prevista e lançou a carga com precisão de 100 metros, garantindo o reabastecimento da tropa. Os militares do Exército participavam de um curso de operações ministrado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). “O lançamento aéreo de carga é uma modalidade útil na Amazônia devido às peculiaridades da região, que muitas vezes impossibilita o pouso de aeronaves para realizar o suprimento. É necessário que haja a interoperabilidade entre as forças para que esse tipo de missão tenha sucesso”, ressaltou um dos pilotos da tripulação, Tenente Andrey Franklin.

Lançamento de carga 


Uma das missões da Aviação de Transporte da FAB, a qual o Esquadrão Arara pertence, é o lançamento de cargas para suprir tropas, seja em tempos de paz ou em ambientes hostis. A atividade de lançamento depende não só dos pilotos, mas também do mestre de cargas ou load master, profissional responsável por controlar a carga e o pessoal transportados no avião. Para realizá-la, os esquadrões de transporte treinam as técnicas dessa modalidade durante exercícios operacionais realizados ao longo do ano, como no caso da Transportex. Esse ano, a atividade que reúne todas as unidades aéreas de transporte da FAB acontece em Campo Grande até o dia 6 de junho.


FONTE: CECOMSAER

Nenhum comentário: