quinta-feira, 26 de maio de 2016

63 anos da PAF-Patrouille de France.


Por Yam Wanders

Nesse dia 26 de maio, a exatos 3 anos atrás a Patrouille de France, ou simplesmente "PAF", como é conhecida na França, completava seus 60 anos. Como a data certa ainda hoje é motivo de polêmica que envolvem a história e a administração interna da Armée de L'Air (Força Aérea Francesa) que conflita datas diversas desde as primeiras esquadrilhas de demonstrações nos primórdios da aviação militar francesa, nós da Orbis Defense & Avionweb International preferimos efetuar a homenagem nesse dia 26 pois a data ficou marcada pelas homenagens a nível mundial bem como sendo o dia da realização de um evento oficial onde autoridades civis e militares de todo o mundo estiveram presentes no lar atual da Patrouille de France para lhes render justa homenagem em seu sexagésimo aniversário.



Sobre esse conflito de datas, temos a data de uma exibição na cidade de Argel, capital da Argélia, onde de acordo com a história, foi citado pela primeira vez o nome "Patrouille de France" no dia 17 de maio de 1953, quando o apresentador do show aéreo, Jacques Noetinguer, bradou a frase; - E com vocês, senhoras e senhores, a Patrouille de France vos saúda... a outra data seria o 14 de setembro do mesmo ano (1953) quando o Estado Maior da Armée de L'Air oficializa a denominação "Patrouille de France" para a então 3a esquadrilha de demonstração aérea sob comando do então capitão Pierre Delachenal que é considerado até hoje o pai da PAF. Existe ainda uma terceira data, que alguns historiadores consideram também, cmo sendo o 11 de abril de 1964, quando da formação da Patrouille acrobatique de l'Ecole de l'air(fonte: http://www.traditions-air.fr ).


Hoje com seus oficiais 63 anos e independente de polêmicas quanto a datas, a PAF ainda é uma das esquadrilhas das mais tradicionais, elegante e arrojada, que prende enorme atenção por onde se apresenta e é o desejo de presença para qualquer show aéreo do mundo.
Para o público brasileiro, as únicas oportunidades de ver uma demonstração da PAF foi no ano de 2009, durante as comemorações do ano da França no Brasil, quando a PAF efetuou apresentações de passagens com fumaça colorida, (mas sem efetuar o display de demonstração padrão) nas cidades de Brasília durante o desfile de 7 de setembro, Rio de Janeiro e Natal em datas subsequentes.


Para uma singela homenagem, vamos publicar uma pequena matéria que vai resumir a história da PAF, com algumas fotos de pesquisas e outras efetuadas pelo nosso editor Yam Wanders efetuadas em algumas apresentações aéreas na França bem como em outras em visita à base da PAF, na Base Aerienne 701 em Salon-en-Provence na França nos anos de 2015 e 2016.












Nenhum comentário: