Por: Redação OD
O Centro de
Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), seguindo orientação do Comando do
Exército, contratou, no final de 2015, a empresa MK Pesquisa, de Belo
Horizonte, para planejar, conduzir, executar e tabular dados de uma pesquisa de
opinião de âmbito nacional, a fim de identificar o conhecimento e a imagem que
a sociedade brasileira possui do seu Exército. O trabalho foi dividido em duas fases: qualitativa e quantitativa.
Na primeira fase, foram estabelecidos grupos de discussão em cinco Capitais brasileiras
(Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro). Na segunda,
foram aplicados questionários estruturados, que abrangeram todo o território
nacional. Os resultados alcançados foram expressivos, destacando-se que o
Exército Brasileiro (EB) caracterizou-se como a instituição com maior
disciplina, moral e credibilidade.
Foram obtidas, ainda, respostas
relevantes sobre a percepção acerca da função principal do Exército, do Serviço
Militar Obrigatório, das Escolas Militares, da Infraestrutura do Exército, das
missões da Força no Brasil e no exterior, da contribuição para a economia do
País, do papel do EB na política, dos Governos Militares e da Comunicação da
Instituição com os seus diversos públicos. Em resumo, o Exército é visto como
uma instituição que transmite confiança e credibilidade. O
resultado atingido quanto à confiabilidade foi de 80,1% dos que acreditam que o
Exército é uma Instituição séria e confiável. Os resultados da
pesquisa foram apresentados na 306ª Reunião do Alto-Comando do Exército (306ª
RACE), no mês de maio, e nortearão as principais iniciativas e ações propostas
para a comunicação social da Força, como exemplo, cita-se a maior aproximação
com os formadores de opinião e a Campanha “Exército Brasileiro, eu confio! ”.
FONTE: CCOMSEX
Nenhum comentário:
Postar um comentário