O Almirante Flota Sovetskogo Soyuza Kuznetsov ou traduzindo literamente "Almirante da Frota da União Soviética Kuznetsov" é um Navio Aeródromo o qual serve como o capitânia da Marinha Russa. O navio, originalmente projetado e construído para a extinta Marinha Soviética foi destinado a ser o principal navio de sua classe, mas o único outro navio de sua classe, o Varyag, nunca foi completado. O
navio tem uma
má fama
entre
os marinheiros, tanto que possui uma
frase ícone
sobre para quem sai da linha na Marinha: "Se
você se porta mal, você será enviado para o Kuznetsov" e isso se tornou uma
norma. No desenrolar deste artigo logo abaixo, vocês poderão descobrir
o porquê desta
alcunha jocosa.
Para
começar
a explicar sobre a sua péssima fama,
relatos
dão conta que o
navio não possui
aquecimento,
pois
falta uma caldeira auxiliar para
este tipo de trabalho. Aquecedores
elétricos ajudam o pessoal a se manterem aquecidos a bordo. No entanto, eles são caros e nem
tão
fáceis de se
comprar,
para que os marinheiros tenham como
montá-los sozinhos e depois terem o
equipamento retirado
por
estar “fora
do design". Infelizmente, não se trata só do aquecimento interno,
pois quando
é frio à
água congela em toda parte, incluindo nos
tubos
que podem causar uma ruptura. Para evitar isso, eles simplesmente não disponibilizam quase
60% das cabines com água (nem no inverno e
nem
no verão). A situação com latrinas é tão ruim quanto,
sendo que o navio
tem mais de 50 latrinas e
mais da
metade delas está fechada.
Quanto
à sua ventilação, 50% dos ventiladores quebraram, se
considerarmos
o fato de que há muito poucas vigias no navio, é difícil imaginar
o
quão
terrível deva
de ser o odor a bordo (cheira
a mofo e é muito abafado). Falando sobre a sala de guarda (aqui
conhecido como Praça D’Armas),
também não
existe.
Em vez disso, há uma cafeteria com capacidade para 150 pessoas, e
olha que a tripulação no navio é cerca de 2.000
militares.
Não há toalhas de mesa na cafeteria, e é altamente recomendável
limpar seu talher antes de usá-lo. Quanto à sua comida, está tudo
bem, mas é melhor não chegar atrasado. Formaturas são realizadas umas 10 vezes por dia, durando cerca de 35 minutos. E toda vez exaltam
o
fato de que eles
serem a tripulação de um porta aviões, enquanto que
as
aeronaves de
verdade só
“visitam” o
navio
muito raramente.
Os membros da tripulação têm direito a
um
apartamento, mas eles ficam
situados "muito longe" da
base e
leva-se
4 h
de ônibus, o que afeta qualquer tipo de tentativa de prontidão de emergência.
Alem disto, a famosa fama do navio resulta em alta rotatividade de
material humano. Os
marinheiros experientes são substituídos por inexperientes e os
marinheiros do serviço militar obrigatório são a única saída para
repor a tripulação. O pessoal é
composto
na maior parte das pessoas de
aldeias
distantes, porque os
que moram nos grande centros/cidades
acreditam que o
serviço
militar no Exército prova seu alto status social.
Isso pode ser aplicado aos
russos, enquanto as pessoas caucasianas pensam ao contrário. Quanto às pessoas de Bashkiria ou Tuva, eles
provavelmente não sabem como fugir ainda do serviço militar. Como
resultado, 10% da tripulação não fala russo. O roubo é outro
problema a
bordo do
Almirante Kuznetsov. É fornecido ao navio alimentos enlatados, que geralmente são roubados, e revendido ou ainda mais eles
ainda conseguem vendê-lo a um custo menor para os trabalhadores das
fábricas. E quando perguntados respondem "Você tem que agitar
se você quiser sobreviver".
O
hangar
Quanto
à tarefa principal do navio, quase nenhuma aeronave pode ser vista
aqui. Em vez disso, você encontrará uma grua de 25 toneladas, 4
caminhões de transporte, caminhões de combate a incêndio e um
arado de neve a bordo. O principal avião de asa fixa do Almirante Kuznetsov
é o Sukhoi Su-33, caça de múltiplas
funções, que pode realizar missões de superioridade aérea, defesa de frotas e
apoio aéreo e também pode ser usado para apoio direto ao fogo de
assalto anfíbio, reconhecimento e colocação de minas navais. O
Kuznetsov também carrega helicópteros Kamov Ka-27 e Kamov Ka-27S
para guerra anti-submarino, busca e resgate e para
pequenos
deslocamento
e transporte.
O navio possui 7 pavimentos e 2 plataformas, possui
5 compartimentos do motor, sendo distribuído as suas máquinas
a
popa e a
proa
junto
aos
compartimentos da caldeira, possui
ainda um
armazém de 150 metros de comprimento com
6
galerias,
um paiol
e uma sala de guarda.
Dados
do Almirante Kuznetsov:
Deslocamento:
43 000 toneladas (carga-padrão), 55 000 toneladas (carga total),
58,600 toneladas (carga máxima);
Comprimento:
1,005.5 ft (306,5 m) o / a, 900 pés (270 m) w / l;
Calado:
237,2 ft (72,3 m) o / a, 125 pés (38 m) com l;
Propulsão:
turbinas a vapor, 8 caldeiras turbo-pressurizadas, 4 eixos, 200 000
hp (150 MW) 2
× 50,000 hp ( 37 MW) turbinas;
Turbogeradores de 9
× 2.011 hp (1.500 kW) Geradores a diesel de 6 × 2.011 hp (1.500 kW) 4
propulsoras de passo fixo;
Velocidade:
32 nós (37 mph; 59 km / h)
Alcance:
8.500 nmi (15.700 km) em 18 kn (21 mph; 33 km / h);
Autonomia:
45 dias
Tripulação:
1,993 militares ao total, sendo que 626 são pertencentes aos grupos
aéreos.
Nota da Redação: O episódio descrito na matéria, ocorreu ao fim da década de 90, quando a então Marinha Soviética deixava de existir, dando lulgar a atual Marinha Russa. A intenção do artigo fora de apresentar a grande dificuldade que a Marinha Russa passou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário