sexta-feira, 20 de abril de 2018

Bombardeiros estratégicos e aeronaves de reabastecimento são vistas em mega exercício nos céus dos EUA desde a madrugada

Imagem ilustrativa  do exercício "Neptune Falcon 2016" quando formações semelhantes à movimentação dessa madrugada foram empregadas pela USAF. Imagem via USAF.

Por: Redação OD

Pelo menos metade da frota de bombardeiros estratégicos B-2 "Spirit", B-52H e mais uma dezena de aeronaves de reabastecimento KC-135 e KC-10 Extender estão em voo desde as 04h (horário do Pacífico oeste dos EUA), em regiões que compreendem praticamente todo o território central dos USA. A surpresa e apreensão está ampla entre os analistas internacionais, pois esse "exercício" não divulgado coincide com a chegada do grupo de combate do porta-aviões USS Harry S. Trumman (CVN-75) ao Mar Mediterrâneo ontem, aonde de acordo com a U.S. Navy, o mesmo participará de operações de rotina com forças da NATO/OTAN na região.

Redes de observadores civis estão ativos em todo o território americano e no exterior para acompanhar a movimentação considerada anormal devido à quantidade de aeronaves em "tempo de paz". 

De acordo com informações de redes de observadores civis nos EUA, foram observadas aeronaves B-52 e reabastecedores passando sobre o espaço aéreo da cidade de Nova York (costa leste nordeste dos EUA) voando em direção ao Oceano Atlântico Norte. 

Imagem de "trackeamento" obtida através de observadores civis dos USA.

Quanto aos B-2 e outros B-52, todos estão voando apenas dentro de espaço aéreo dos USA efetuando vôos de longa distância costa-a-costa. Além de todos esses bombardeiros e aeronaves de reabastecimento, também está em vôo uma aeronave E-4B "airborne", uma aeronave que funciona como posto de comando em voo, que decolou da AFB Andrews. Também de acordo com especialistas e observadores civis dos USA que estão divulgando as informações nas redes sociais e outros veículos especializados, essa movimentação é muito semelhante ao exercício "Neptune Falcon 2016". Durante o exercício "Neptune Falcon 2016' a U.S. Air Force's 509th Bomb Wing e a Missouri Air National Guard's 131st Bomb Wing, baseadas na Whiteman Air Force Base lançaram levas sucessivas de 10 bombardeiros em curto espaço de tempo, seguindo os protocolos de uma ação de ataque estratégico de longa distância.


A U.S. Air Force ou o DoD americano, ainda não se pronunciaram a respeito dessa movimentação amplamente observada por observadores civis e que devido à sua envergadura, não passou desapercebida até mesmo dos pilotos em voo no tráfego aéreo dos céus dos USA nessa madrugada e começo de manhã por todo os USA.

Fontes: Strategic Sentinel Observer e ADBS flight track sources.


Nenhum comentário: