U-3008 da mesma classe Type XXI do U-3523 |
Por: Redação OD
Próximo ao fim da Segunda Guerra Mundial, em uma tentativa de retomarem a hegemonia dos mares, forças nazistas iniciaram a construção de uma frota de submarinos, o U-Boot Tipo XXI, os mais poderosos já construídos. Estes seriam mais velozes e silenciosos, com um alcance muito maior, essas embarcações poderiam ter mudado os rumos da guerra, mas dos 118 submarinos comissionados, apenas quatro foram concluídos antes do fim do conflito, e somente dois entraram em ação e não participaram de nenhuma batalha. Os destroços de um deles, o U-3523, foram descobertos este mês na costa da Dinamarca. De
acordo com o Museu de Guerra Naval Jutland, em Thyborøn, o U-3523
foi afundado por bombas de profundidade lançadas por um bombardeiro
britânico B24 Liberator, no dia 6 de maio de 1945, no estreito
Escagerraque, junto a fronteira da Noruega com a Suécia e a Dinamarca.
Um dia antes,
as forças alemãs haviam se rendido na Dinamarca, no Norte da
Alemanha e na Holanda. Dessa forma, não é sabido se o submarino
estava em patrulha, o mais provável é que ele estivesse fugindo para um abrigo. Após a
guerra, surgiram rumores sobre a fuga de altos escalões nazistas a
bordo de submarinos recheados de ouro, e o U-3523 alimentou esta
teoria. O
U-Boot Tipo XXI foi o primeiro submarino com capacidade para navegar
submerso por longos períodos e tinha alcance suficiente para cruzar
o Atlântico da Europa até a América do Sul sem ser reabastecido.
“Mas ninguém sabe se este era o destino do U-Boot ou se estava
carregado de passageiros e objetos de valor além dos 58
tripulantes”, diz o museu, em comunicado. Os destroços do
submarino foram identificados por sonar a cerca de dez milhas
náuticas da costa de Skagen, a cidade mais ao norte da Dinamarca. O
paradeiro do U-3523 ficou desconhecido por mais de sete décadas por
um erro de informação.
O relatório do B24 Liberator indicava que o
ataque à embarcação nazista acontecera em outro local, a nove
milhas náuticas de distância. O
U-3523 repousa a 123 metros de profundidade. Um fato incomum deste
naufrágio é que o submarino está inclinado, com a parte frontal
enterrada na areia e a popa elevada a 20 metros do solo marinho. O
U-Boot Tipo XXI é um marco no design de submarinos. Ele foi o
primeiro a operar primariamente submerso, em vez de passar a maior
parte do tempo na superfície e submergir apenas em combate como os
modelos até então. Ele podia passar vários dias embaixo da água
graças a poderosas baterias, e precisava subir à superfície apenas
com o periscópio para se recarregar. Para ser mais veloz, canhões
externos foram removidos. O Tipo XXI tinha capacidade para 23
torpedos e um sistema elétrico de recarregamento que permitia o
disparo de 18 torpedos em menos de 20 minutos.
Sua
superioridade frente às forças inimigas era tamanha que, após da
guerra, os submarinos foram repartidos entre França, Reino Unido,
EUA e União Soviética. Atualmente
existe apenas um exemplar preservado dessa classe de submarinos, o
qual está em exposição no Museu Marítimo Alemão em Bremerhaven,
na Baixa Saxônia, que foi uma das principais bases alemãs de
submarinos durante a Segunda Guerra Mundial e que continua sendo um
dos principais portos comerciais do país. De acordo com Gert Normann
Andersen, diretor do museu da Jutlândia., o submarino já havia sido
utilizado como navio de treinamento em Wilhelmshaven, outra
importante base naval nazista, mas acredita-se que também tivesse
sido usado em uma missão secreta impedida pelo bombardeio britânico.
O
desaparecimento do U-3523 tem sido relacionado a rumores sobre alguns
dos principais personagens nazistas que tentavam escapar para a
América do Sul com fortunas que consistiam de ouro e preciosas obras
de arte. Esses rumores continuam circulando até os dias de hoje por
falta de provas conclusivas. O U-2518 se
transformou no Roland Morillot francês, mantido em operação até
1967. O U-3017 foi para a Marinha Britânica como o HMS N41, usado em
testes até 1949. Os EUA ficaram com o U-2513 e o U -3008, que
operaram no Atlântico até a década de 1950. A União Soviética
ficou com quatro submarinos. O design do U-Boot alemão inspirou as
classes subsequentes de submarinos americanos e soviéticos
desenvolvidos durante a Guerra Fria. Apesar
do U-3523 lançar alguma luz sobre esse enigma da fuga nazista, o
Museu de Guerra Naval não tem planos para retirar o submarino.
O
U-3523 diesel-elétrico foi encomendado em novembro de 1943,
concluído em dezembro de 1944 e entrou em serviço em janeiro de
1945. Ele tinha uma velocidade máxima à superfície de 30
quilômetros por hora e podia operar com motores silenciosos devido a
técnicas inovadoras de engenharia. Com uma tripulação de cinco
oficiais e cerca de 50 praças, poderia viajar de até 28.000
quilômetros. Produzido prematuramente e com defeitos significativos,
a série continha algumas soluções revolucionárias, sendo o
primeiro submarino a operar sobretudo submerso. Apesar de nunca ter
sido usado em combate real devido a falhas, o submarino poderia
passar vários dias submerso.
*Com Informações de Agências de Notícias Internacionais
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