quinta-feira, 13 de julho de 2017

4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve realizou primeiro Exercício de Longa Duração de Pioneiras do CFS/2017


Por: Redação OD

Alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GAC L) realizaram, no período de 3 a 7 de julho, o seu primeiro Exercício de Longa Duração. Esse grupo abrange a primeira turma com o segmento feminino na Linha de Ensino Militar Bélico, sendo que, dos 76 integrantes que participaram das atividades, 60 são mulheres. Dentre as instruções ocorridas, destacam-se progressão diurna e noturna, orientação, observação, transposição de curso d’água e marchas. O exercício busca desenvolver conhecimentos necessários à formação do combatente básico e adestrar a tropa.


Segundo o instrutor do curso de formação, Primeiro-Tenente Gustavo de Souza Carvalho, o rendimento foi muito bom, as alunas não aceitam desistir frente aos obstáculos e ao frio que fez durante o exercício. “A vibração foi algo que me surpreendeu positivamente”, ressalta. O campo foi vibrante! Tudo o que aprendi na teoria vi que funciona na prática. Vibrei com a transposição de curso d’água, pois no primeiro momento não acreditava que as boias improvisadas funcionavam”, conta a Aluna Larissa Aparecida Otoni de Araújo.

A primeira turma com mulheres do CFS


Em 28 de abril, em Juiz de Fora, ocorreu a entrada, pelo Portão das Armas do 4º GAC L, das pioneiras da Linha de Ensino Militar Bélico do Curso de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro. A turma mista possui 60 integrantes do segmento feminino, que realiza o período básico de formação na Zona da Mata Mineira. O último concurso de admissão para o CFS 2017-1018 contou com 92 mil candidatos inscritos para as áreas combatente, música e saúde, sendo que a concorrência para as mulheres combatentes chegou a 179 candidatos por vaga. Ao término de 2018, essas sargentos estarão à frente de pequenas frações na tropa, como combatentes da área logística (dentre Intendência, Manutenção de Comunicações, Topografia, Manutenção de Armamento, Mecânico de Viatura e Mecânico Operador).

Alguns requisitos para ingressar na carreira:


Área Combatente: É preciso ter entre 17 e 24 anos e possuir ou estar completando o Ensino Médio. Há vagas para homens e mulheres.

Área de Saúde: As vagas são para ambos os sexos e a faixa etária fica entre 17 e 26 anos. É preciso ter o curso técnico de enfermagem.

Área de Música: Para músicos é necessário ter habilidade na execução de partituras em um dos instrumentos musicais pedidos no edital.

Quer saber mais sobre o concurso para Sargentos do Exército Brasileiro? Acesse: http://concurso.esa.ensino.eb.br



FONTE: 4º GAC L, Via CCOMSEx

Nenhum comentário: