terça-feira, 5 de abril de 2016

Operação Corporate: Há 34 anos a Grã Bretanha dava uma resposta a invasão Argentina no arquipélago Austral


Por: Anderson Gabino

No dia de hoje, mais precisamente a 34 anos atrás, começava a Operação Corporate, a resposta Britânica ao ataque e invasão de forças militares Argentinas sobre as Ilhas Falklands (Malvinas). Por ordem da primeira ministra Margareth Thatcher, o Primeiro Lorde do Almirantado Henry Leach foi autorizado a enviar uma FT de ataque até a região do conflito.


Após a ordem ser transmitida, partiu do porto Portsmouth os porta­ aviões HMS Hermes e HMS Invincible. A bordo do HMS Hermes o Esquadrão 800 embarcou 12 Sea Harrier e no HMS Invincible o Esquadrão 801 embarcou mais 8 Sea Harrier, também embarcaram 11 Sea King HAS.5 do Esquadrão 820, no Invincible e no Hermes, o Esquadrão 826 embarcou mais 9 Sea King HAS.5 e o Esquadrão 846 mais 9 Sea King HC.4.




Feito isso, deu-se início a Operação de nome código "Corporate", que tinha como objetivo principal reaver as Falklands que se encontrava sobre domínio Argentino. Apesar de já estar com 34 anos desde o começo do conflito, a região continua como um Barril de pólvora prestes a explodir a qualquer momento, pois as feridas não se fecharam e estão mais vivas do que nunca junto ao povo Argentino, que até hoje não assimilaram bem esta derrota.




O conflito, que durou 74 dias, custou a vida de 255 britânicos e 649 argentinos. Terminou em 14 de junho de 1982 com a rendição das tropas argentinas que ocuparam o arquipélago austral. A tensão diplomática entre Argentina e Grã-Bretanha aumentaram desde 2010, quando Londres autorizou a exploração petroleira ao redor das ilhas, que têm cerca de 3 mil habitantes. A Grã-Bretanha jamais negociará a soberania das Malvinas contra os desejos de seus cidadãos, afirmou o primeiro-ministro David Cameron na época.