segunda-feira, 4 de abril de 2016

21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista realiza exercício de adestramento Operação Escudo I (Operação Santa Cruz 2016)



Como parte de preparação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, a Brigada de Infantaria Pára-quedista tem efetuado vários treinamentos alusivos aos jogos. A 21ª BIA A AAe Pqdt, como parte estratégica da Brigada de Infantaria e unidade de pronto emprego e ação rápida realizou no período de 28 de março a 1º de abril a Operação Escudo I denominada como Operação Santa Cruz 2016 na área da Base Aérea de Santa Cruz, e para registrar este exercício o Editor da ORBIS DEFENSE, Anderson Gabino, foi convidado para estar presente e poder registrar o evento como um todo.

Exercício Santa Cruz 2016 

A Operação consistiu no adestramento de todos os sistemas da artilharia antiaérea (sistema de armas, controle e alerta, comunicações e logístico) e foi concebido num quadro tático de operações aeroterrestres para conquista e manutenção de uma Cabeça de Ponte Aérea (Base Aérea de Santa Cruz) por uma FT BI Pqdt em território inimigo para condução de operações militares subsequentes.


A operação contou com sobrevoos das aeronaves “A1” do 1º/16º GAv, e “F5” do 1º GAvCa, todos da Base Aérea de Santa Cruz, diurnos e noturnos, dando maior realismo e dinamismo ao exercício, elevando o nível de dificuldade do mesmo e cooperando com o adestramento da Bateria.
            
A 21ª Bia AAAe Pqdt contou ainda com o apoio do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea na cessão do Centro de Operações Antiaéreas Eletrônico (COAAe Elt) e os Palm Tops das Unidades de Tiro, equipamentos modernos que fazem parte do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea, já adquiridos pelo 1º GAAAe, aumentando a velocidade e o sigilo eletrônico das missões antiaéreas, contribuindo significativamente com o aumento das capacidades operacionais da Bateria.


O Exercício foi acompanhado por um Oficial da Seção de Doutrina da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, certificando o trabalho realizado e colaborando com a evolução e consolidação da doutrina de emprego da Artilharia Antiaérea em operações aeroterrestres.





























Ao final de quatro dias de Exercício na BASC o comandante da 21ª BIA A AAe Pqdt, o Maj.-Art LIMA JÚNIOR, agraciou os Comandantes, da Base Aérea de Santa Cruz, Cel.- Av RONCONI, o do 1º GAvCa, Ten.-Cel.-Av GONÇALVES e do 1º /16º GAv, Ten.-Cel.-Av MARTIRE, com diplomas de agradecimento e moedas comemorativas da Brigada paraquedista, pela receptividade e no apoio dado a Bateria AntiAérea na realização do Exercício.

Ao centro, Cel.-Av RONCONI (CMT da Base Aérea de Santa Cruz)

Da esquerda para direita: Major Art LIMA JÚNIOR (CMT da 21ª Bia A AAe Pqdt, Ten.-Cel Av GONÇALVES  (CMT do 1º Grupo de Aviação de Caça) e Cap Art ADLER (S3 da 21ª Bia A AAe Pqdt);

Da esqueda para direita: Major Art LIMA JÚNIOR (CMT da 21ª Bia A AAe Pqdt, Ten.-Cel Av MARTIRE (CMT do Esquadrão Adelphi), Cap Art ADLER (S3 da 21ª Bia A AAe Pqdt) e Major Av OSCAR (Sub-CMT do Esqudrão Adelphi).

21ª Bia A AAe Pqdt junto ao P-47 em memória aos que voaram na Segunda Guerra Mundial.


            
O Sol é CZA! Brasil, acima de tudo!


Nota da Radação(1): O Autor do Texto, Roberto de Lima Júnior é Major da Arma de Atilharia e Comandante da 21ª Bateria de Artilharia AntiAérea Pára-quedista.

Nota da Redação(2): A ORBIS DEFENSE, por meio de seu Editor, Anderson Gabino, agradece ao Comandante da 21ª BIA A AAe Pqdt pelo convite feito, e aos demais Oficiais e praças desta OM, pela ajuda na formatação das fotos e vídeos para a realização desta matéria.