terça-feira, 5 de abril de 2016

Cão ferido em combate no Afeganistão será condecorado por ato de bravura


Lucca participou em mais de 400 missões no Afeganistão e Iraque. Foto: DR
Um pastor alemão norte-americano de 12 anos vai ser uma condecorado por bravura. Lucca perdeu uma pata durante uma missão no Afeganistão em 2012, devido a um explosivo. Este cão militar esteve presente em mais de 400 missões realizadas pelos Marines norte-americanos no Afeganistão e Iraque. O cão aposentado Lucca, que vai ser condecorado em Londres, já fez a viagem da Califórnia para a Europa.
O animal vai ser condecorado com medalha Dicking, uma distinção equivalente à Vitoria Cross, a mais alta condecoração militar concedida por bravura "na presença do inimigo" para os membros das forças armadas de vários países da Commonwealth. Esta condecoração foi criada em 1943 por uma organização britânica de proteção dos animais, a People's Dispensary for Sick Animal. 
Lucca será o 30.º cão, em 73 anos, a receber esta distinção. Christopher Willingham, o tratador e treinador de Lucca, disse em entrevista que será uma “honra” receber tal distinção, a qual vai trazer mais “reconhecimento” para este tipo de dupla: o soldado e o cão. 
FONTE: rr.sapo.pt