sexta-feira, 8 de abril de 2016

Helicópteros russos Ka-52 'Alligator' em ação na síria (Fotos & Vídeo)




O primeiro protótipo do KA-52 foi uma modificação do KA-50 para testes estáticos. Em novembro de 1996 foi concluída a construção de uma versão atualizada do modelo, que realizou seu primeiro voo em 25 junho de 1997, tendo seu contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento sido realizado até 2008, ano em que se iniciou sua produção em série.


A primeira operação de Ka-52 helicópteros na Síria ocorreu em 16 de março.



O Ka-52 'Alligator' é uma versão modificada do Ka-50 ‘Tubarão Negro’ (Chornaya Akula, em russo), um helicóptero de ataque.



Este helicóptero foi projetado para detetar e eliminar alvos móveis e fixos, destruir veículos blindados, também sendo capaz de atingir alvos no ar.



Graças a seu sistema de rotores coaxiais, o 'Alligator' é mais manobrável que qualquer outro helicóptero de ataque, à exceção do KA-50.



Graças a enorme potência do Ka-52, o mesmo pode efetuar manobras de + 3G, voar para trás a 90 km/h, lateralmente a 80 km/h e “mergulhar” a 350 km/h.



Pela primeira vez na história, helicópteros Ka-52 foram filmados perto da cidade cristã de Al-Qaryatayn, recentemente libertada do Daesh.



O Ka-52 foi desenvolvido para alvejar alvos aéreos e de superfície como veículos blindados, pequenas embarcações, helicópteros, caças e demais aeronaves subsônicas, instalações terrestres e complexos de infantaria em todas as condições meteorológicas.



FONTE/FOTOS: Sputniknes/© SPUTNIK/ MIKHAIL VOSKRESENSKIY