sexta-feira, 22 de julho de 2016

Ministro da Defesa visitou as estruturas militares do CDS Dedoro dias antes do início da atuação da Defesa nos Jogos


Por: Redação OD

O ministro da Defesa Raul Jungmann participou nesta quinta-feira (21) de uma apresentação dos materiais e das estruturas dos Comandos de Defesa Setoriais (CDS) a cargo das Forças Armadas, por meio do Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA). 22 mil militares, que cuidarão das ações de Defesa Nacional no Rio de Janeiro e também atuarão com policiamento ostensivo em algumas regiões, já estão no Estado e, a partir do próximo domingo dia 24, entrarão em operação efetiva. Na ocasião, o Centro de Controle de Operações Terrestres Móvel foi apresentado o CDS Deodoro, uma estrutura militar móvel que amplia a capacidade de comando e controle do CGDA/CDS, também foi inaugurado o Centro de Controle de Operações Interagências. Na área do CDS Deodoro, as ações de segurança viária, controle de tráfego, policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e ordenamento urbano estarão ocorrendo no período das 08h às 20h.


Após esta vistoria, o ministro da Defesa concedeu entrevista aos reportes e foi questionado sobre a prisão efetuada pela Polícia Federal a um grupo que uspostamente estarima tramando atos de carater terrosrista durante os Jogos, o ministro foi enfatico: " Vocês chegaram a ver o vídeo que eles divulgaram? É de um amadorismo... E me permitam o linguajar um tanto vulgar: uma “porra-louquice”. De fato, é um grupo que não tem nenhuma tradição, preparativos históricos, nada. São jovens e nós sabíamos quantos eram, quem eram e não podíamos postergar ", revelou Jungmann. O ministro disse ainda que o grupo já vinha sendo monitorado há algum tempo. E que seus membros se comunicavam entre si e com membros do Estado Islâmico através da internet, pelo canal Telegram.


- Este grupo passou aquela linha que nós não admitimos que passe. Ou seja, começaram a fazer preparativos para um ato terrorista. Eu fui o redator da lei que tipifica o ato de terrorismo. E o preparativo é crime, e a legislação é muito dura. Quando eles transpuseram o limite entre uma conversação com o Estado Islâmico e começaram a tomar algumas medidas de preparação, a partir desse instante, nós buscamos uma ordem judicial, e todos eles foram detidos. E devem assim permanecer. 

Ainda durante visita as estruturas de comunicação do Comando de Defesa Setorial (CDS) Deodoro, composta por dois módulos, um móvel e um fixo: o Centro de Coordenação de Operações Terrestres Interagências (CCOTI), que integra o Projeto Estratégico do Exército (PEE) Proteger e o Centro de Operações do CDS local. Oito "Jeeps" e cinco caminhões vindos de quatro estados além do Rio possuem câmeras que podem dar suporte ao controle fixo em casos extremos como combate ao terrorismo, situações de calamidade pública e apoio a grandes eventos. A conexão é via satélite. O aparato custou R$ 25 milhões. 
Galeria de Fotos 
Clique na foto para expandir

























Nenhum comentário: