quinta-feira, 21 de julho de 2016

Submarino nuclear britânico colide com navio mercante em Gibraltar

O HMS Ambush, sendo rebocado para o porto de Gibraltar no fim da tarde do dia 20 de julho.Photo by DM Parody.
Por: Redação OD.


Foto por DM Parody
Um submarino nuclear da Royal Navy (Marinha Real Britânica), O S-120 HMS Ambush (Astute Class), foi forçado a aportar ontem em Gibraltar (território britânico), ao sul da Espanha, após uma leve colisão com um navio de carga ao largo da costa dos rochedos da Península de Gibraltar.
O submarino sofreu apenas danos externos e nenhum tripulante sofreu ferimentos, como o impacto atingiu a torre do submarino, as casas de máquinas e reatores não sofreram danos.
O navio da Classe Astute, com 7 400 toneladas de deslocamento submerso, foi construído em Barrow-in-Furness pela BAE Systems. Lançado ao mar em janeiro de 2011 foi comissionado em 1 de março de 2013 na base naval de HMNB Clyde.
 
De acordo com pesquisas entre contatos da Europa dessa redação, a colisão teria sido frontal com um navio-tanque petroleiro em um exercício de submersão e interceptação, porém os serviços de comunicação da Real Marinha Britânica não forneceram maiores detalhes sobre o fato. Imagem via Dayli Mail Online UK.
Adicionar legenda

De acordo com uma nota oficial da Royal Navy, a colisão ocorreu por volta das 13:30h local durante um exercício de submersão ao largo da costa de Gibraltar, imediatamente após o impacto, o submarino efetuou comunicação para informe da colisão ao navio impactado, não identificado de imediato, que não reportou danos imediatos ou outras maiores consequências para tripulantes. 
Após checagem da tripulação do submarino HMS Ambush em sua planta nuclear e sistemas de armas, o mesmo foi conduzido no final da tarde para o porto de Gibraltar para maiores e mais detalhadas inspeções apesar da certeza que não existem maiores danos.







HMS Ambush com danos evidentes na torre.Credit: DM Parody 2016
Os submarinos da Classe Astute são os mais modernos e bem armados da Real Marinha Britânica, construídos pela BAE Systens, deslocando um total de 7.400Ton, equipados com modernos torpedos Spearfish para caça a embarcações e mísseis de cruzeiro Tomahawk bem como os mais modernos sistemas eletrônicos de busca, detecção e contra-medidas eletrônicas, possuindo um custo unitário total de 1.2 bilhões de Libras Esterlinas e com uma vida útil estimada em 35 anos e é um dos poucos submarinos que podem circunavegar o globo terrestre sem precisar vir a superfície.
O Irmão mais velho do HMS Ambush, o HMS Astute, o primeiro da classe, já foi motivo de polêmica ao encalhar na costa da Escócia em 2009 devido a causas desconhecidas, e assim causando receios sobre possíveis danos aos reatores nucleares, fato esse que foi prontamente bem esclarecido pela Royal Navy na época, aliviando a consciência da população local.
Imagem exclusiva do HMS Ambush sendo rebocado para o porto de Gibraltar, foto por DM Parody.


 Fonte: Royal Navy/The Telegraph
Tradução e adaptação Yam Wanders.

Nenhum comentário: