terça-feira, 19 de julho de 2016

Pilotos turcos que abateram SU-24 russo foram presos na Turquia.

 
A única foto conhecida de um dos pilotos turcos que abateram o SU-24 russo em espaço aéreo sírio. Enquanto o piloto russo abatido foi considerado herói pela comunidade internacional pelo seu engajamento na luta contra grupos terroristas, os pilotos turcos foram considerados como covardes por aviadores militares e outros analistas especializados de guerra aérea.

 Por: redação OD

Em 24 de novembro de 2015 um grave incidente entre aeronaves da Força Aérea da Turquia e aeronaves da Força Aérea da Rússia em operações de ataques anti-terroristas, em apoio ao governo da Sìria, resultou no abate de um Sukkoi SU-24 por aeronaves F-16 turcas, sendo que estas estariam em espaço aéreo turco e o SU-24 em espaço aéreo sírio. 
Após uma série de troca de acusações entre os dois países, o Presidente da Turquia, Recep Tayp Edorgan pediu desculpas formais à Russia, e de acordo com a agência Bloomberg e TASS, citando fontes do próprio governo turco, colocou os pilotos sob custódia. 
Outras fontes internas da Turquia afirmam que a prisão foi justificada pelo fato de um dos pilotos, de nome não revelado, estaria integrado ao movimento golpista anti-Edorgan e inclusive seria integrante de uma rede interna de colaboradores de grupos terroristas islâmicos. As prisões ocorreram nesse fim de semana, mas só agora amplamente divulgadas.
De acordo com informações da  agência TASS, compensações para as famílias dos militares russos bem como para o governo russo pela perda da aeronave e os custos das operações de resgate dos pilotos abatidos e mortos, entre outras, serão de responsabilidade do governo da Turquia e já estão em arranjamento.
Fotos: TASS Rússia.

Nenhum comentário: