Imagem via GRAU |
GRAU, a tropa de Elite do RESGATE.Imagem via GRAU SP |
No atual risco de atentados devido às tensões mundiais, eventos como os jogos olímpicos e outros grandes eventos são alvos de grande interesse de grupos ou elementos que tem interesse em atividades terroristas. No caso do aeroporto de São José dos Campos, o escopo de um treinamento desse, apesar do mesmo não possuir linhas aéreas comerciais regulares, é de que esse aeroporto pode ser usado como alternativa para vôos que venham a ser desviados do aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos, Congonhas ou Viracopos. o Fato do mesmo estar dentro de uma base militar da FAB, também ajuda no planejamento tático de ações especiais. O exercício envolveu um total de 360 pessoas entre militares e civis e precisou de aproximadamente dois meses de planejamento para a execução.
A simulação
No simulado, um terrorista explodiu uma bomba no saguão de embarque do aeroporto. Dezenas de pessoas aguardando seus voos ficaram feridas. Na sequência, a equipe do 3º BAEP chegou para isolar o local, até a chegada do socorro.
Um segundo terrorista foi identificado e imobilizado por um cão, que atua em situações de risco. O terrorista foi algemado e preso.
Em cerca de dez minutos (numa situação real, a chegada do socorro pode demorar até vinte minutos) as primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram para classificar os feridos. Logo em seguida, as primeiras ambulâncias com socorristas, o Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências) e o Samu também deram suporte.
O helicóptero Águia encaminhou os feridos mais graves para o Hospital Municipal.
Segundo o coordenador do SAMU em São José, Dr. Fernando Fonseca, numa situação real de catástrofe, a organização é fundamental. Eles utilizam o método Start (Simples Triagem e Rápido Tratamento) de classificação de vítimas.
"Nós estendemos três lonas de cores diferentes. Para lona vermelha são encaminhadas as vítimas gravíssimas, na amarela, as vítimas graves e na verde os feridos leves. Isso ajuda muito na hora de fazer o atendimento e definir para onde serão encaminhadas", afirmou.
Confiram algumas da melhores imagens do treinamento:
3º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) |
3º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário