domingo, 5 de junho de 2016

Suspeita: espião não vendeu apenas segredos do SIS (Serviço de Informações de Segurança)

Por: Redação OD
Os segredos da OTAN que a "toupeira" dos russos em Portugal - Frederico Carvalhão Gil - vendeu às secretas de Vladimir Putin podem não ter sido apenas extraídas do SIS (Serviço de Informações de Segurança), onde o espião estava colocado. As autoridades, tendo em conta a data de alguns documentos apreendidos, suspeita de que a espionagem começou há perto de dez anos, reporta hoje o "Diário de Notícias". Depois de ter detido Carvalhão Gil e o seu "controlador" da SVR (ex-KGB), há duas semanas em Roma, a investigação Top Secret, conduzida pela Unidade Nacional de Contraterrorismo (UNCT) da PJ, vai entrar numa segunda fase, porventura a mais complexa: seguir o "rasto" de todos os documentos secretos apreendidos, identificando todas as possíveis fontes de Carvalhão Gil.

Estas, apurou o DN, podem não estar limitadas ao SIS, pois alguns dos relatórios classificados da OTAN são enviados para outras entidades, entre as quais os serviços de inteligência militar e os ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros. Os inspetores vão analisar cada um dos relatórios que ainda estavam com a "toupeira" - foram apreendidos vários, classificados pela OTAN como "secretos" e "muito secretos", na sua casa, em papel e gravados em pens - e registar cada um dos organismos que os receberam no nosso país. A partir daí segue-se a verificação sobre quem os consultou e/ou os retirou do sistema, pois estas bases de dados registam todos os movimentos.
CONTRAESPIONAGEM. Frederico Carvalhão Gil, fotografado em Kiev, capital da Ucrânia, em 2007 D.R.
Uma das informações mais sensíveis e interessantes para os russos, disponível na rede da OTAN, é toda a rede de espionagem dos aliados sobre Moscovo. Quem está identificado como agente russos - "delegações" quer do SVR quer do GRU (as secretas militares) nas embaixadas, hierarquicamente organizadas - é um exemplo dos dados a que Carvalhão Gil pode ter passado, deixando a Rússia com a vantagem de poder iludir mais facilmente o Ocidente, colocando novos espiões insuspeitos. Segredos das bases militares da OTAN em todo o mundo, sistemas de defesa e de comunicações são outras informações partilhadas que podem ter caído nas mãos dos russos.
FONTE: economico.sapo.pt

Nenhum comentário: