quinta-feira, 9 de junho de 2016

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro recebe dois novos helicópteros H145 para a Olimpíada


Polícia Militar recebeu dois novos helicópteros para a Rio 2016 (Foto: Marcelo Horn/Divulgação/governo do Estado do Rio)
Por: Redação OD

A Polícia Militar informou na tarde desta quinta-feira (9) que terá dois novos helicópteros para garantir a segurança de atletas e turistas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Recém-adquiridas, as aeronaves bimotor modelo H145, semelhantes às usadas nas Olimpíadas de Londres, em 2012, possuem software de navegação mais moderno e podem ser adaptadas para várias funções, como coleta de imagens aéreas, transporte de equipes de intervenções táticas e salvamento aeromédico. Os helicópteros, que custam cerca de R$ 12 milhões cada, podem decolar por instrumentos e em condições meteorológicas desfavoráveis. Eles são equipados com farol de busca infravermelho, radiopatrulha, alto-falante externo, câmera com infravermelho e sensor de temperatura para buscas noturnas.


Segundo o comandante do Grupamento Aeromóvel (GAM) da PM, coronel Luiz Perlingeiro, o software de navegação por realidade aumentada mistura as imagens registradas em tempo real pela câmera com mapas online das ruas da cidade. Todo o material é transmitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a localização exata do evento. O oficial ressalta que aeronaves mais novas também representam mais segurança e menos custos por hora de voo. Dez pilotos do GAM estão habilitados para comandar as aeronaves, e outros três estão sendo treinados. O grupamento conta também com 90 tripulantes operacionais aptos a usar o programa de navegação, dos quais 30 receberam capacitação específica para operar a câmera dos H145. Além dos dois novos aparelhos, outras três aeronaves do GAM estarão à disposição dos Jogos. 


Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os policiais têm intensificado os intercâmbios com os batalhões de Choque, de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Ações com Cães (BAC). O objetivo dos treinamentos é a familiarização dos agentes com a nova aeronave e seus equipamentos. Chefe de Operações do Batalhão de Ações com Cães (BAC), o major Claudio Leitão explica que com o novo software o tripulante operacional lança as coordenadas de localização, a câmera busca o endereço automaticamente e começa a filmagem antes de chegar ao local, graças ao zoom superpotente. "Isso auxilia a navegação, pois mesmo que o piloto mude a rota, o software recalcula o direcionamento da câmera", disse.



FONTE: G1

Nenhum comentário: